Renault mostra seu futuro elétrico com o Megane E-Tech
Com excelente acabamento, modelo chega em versão única e autonomia de até 337 quilômetros
Há 125 anos, em 1898, nascia na França a Renault. E agora, em 2023, o Tribuna do Sertão participa de mais um passo da marca rumo ao futuro da mobilidade elétrica conhecendo e avaliando o Megane E-Tech, que chega em versão única e preço a partir de R$ 279.900,00.
Embora não seja o único modelo elétrico da Renault no Brasil, pois já comercializa por aqui os Kwid E-Tech e Kangoo E-Tech, com o Megane E-Tech a marca não só amplia seu portfólio como também mostra sua inovação e tecnologia em busca de um mundo mais sustentável.
O Renault Megane E-Tech é produzido na França, na fábrica de Douai, no coração do ElectriCity, o novo pólo industrial de referência para veículos elétricos na Europa. O modelo está disponível em três cores: cinza Rafale, cinza Schiste e azul Nocturne sempre associados a pintura bíton, com teto preto Étoilé.
O Renault Megane E-Tech é equipado com motor de 220 cavalos de potência e 30,6 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100/km em 7,4 segundos. Sua bateria garante uma autonomia de até 337 quilômetros, de acordo com Inmetro considerando o ciclo PBEV - Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
A bateria pode recuperar energia a cada frenagem. Mas para otimizar a autonomia independentemente do modo de condução, o Renault Megane E-Tech é equipado com um sistema de frenagem regenerativa otimizada, que é ativada quando a alavanca de marchas está posicionada no modo D, permitindo recuperar a energia cinética da desaceleração, soltando o pé do acelerador, e transformando-a em energia elétrica, que é armazenada na bateria.
No design, seus faróis são em Full-LED com detalhes em 3D na traseira e um dos destaques são as maçanetas de porta embutidas. Quando o motorista ou o passageiro dianteiro se aproxima para abrir uma porta, ou quando o veículo é destravado, as maçanetas disfarçadas na carroceria aparecem automaticamente, por meio de um sistema elétrico.
O acabamento interno do Renault Megane E-Tech é outro diferencial do modelo. O painel de bordo é revestido de material têxtil. Já o contorno superior do painel de bordo e a moldura superior dos painéis das portas são ornados com um revestimento em Alcântara.
O revestimento dos bancos mistura acabamento premium e material têxtil 100% reciclado. Os porta-objetos nos painéis das portas são forrados com carpete, proporcionando maior conforto visual e sonoro.
A nova tela de multimídia OpenR combina, de forma integrada, o cluster digital de 12,3”. Seu display é recoberto por uma superfície de vidro reforçada, que melhora a sofisticação, tornando-a mais agradável ao toque e ao olhar.
O display do OpenR ainda oferece uma superfície de visualização total inédita: 321 cm² para a tela de 12,3” o painel de instrumentos (1920 x 720 pixels no formato paisagem). A tela multimídia mede 9” (1250 x 834 pixels no formato paisagem).
A localização da alavanca de marchas atrás da direção causa alguma confusão no início, mas com a instalação do botão de controle do sistema Multi-sense no volante, ganha-se espaço entre os dois bancos dianteiros, o que possibilitou a instalação um porta-objetos aberto com uma capacidade de sete litros.
O porta-garrafas de dois litros e o porta-objetos com capacidade para três litros localizado abaixo do apoio de braço central pode deslizar por 55 cm, oferecendo mais conforto aos passageiros dianteiros.
Graças ao formato retangular, a capacidade de até 440 litros do porta-malas é 100% aproveitável, onde os cabos de recarga encontram um compartimento de 33 litros específico, com acesso a partir do forro do assoalho. Os bancos traseiros também podem ser rebatidos em 2/3 e 1/3, permitindo aumentar o volume de carga.
Na frente, o apoio de braço central integra um porta-objetos com dois conectores USB Tipo C e uma tomada de 12 V. Na parte de trás do apoio de braço foram instalados dois outros conectores USB Tipo C, para recarregar smartphones, tablets ou consoles, dedicados aos passageiros da parte traseira.
Já a parte inferior da central multimídia conta com uma série de botões de controle do tipo “piano”, além de um espaço para acomodar um smartphone, que pode ser posicionado na horizontal, para ser recarregado por indução, ou na vertical, para melhor visualização da tela.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Fiat promove a terceira edição da campanha “A paixão alimenta”
A Fiat lança a terceira edição de sua campanha “A Paixão Alimenta”, que tem o objetivo de arrecadar e distribuir comida para quem precisa em parceria com a rede de concessionários.
A ação teve início no dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, e termina no dia 2 de fevereiro. As doações, que podem ser feitas por qualquer pessoa que queira ajudar, serão recolhidas nas mais de 500 concessionárias Fiat de todo o país e em todas as plantas da Stellantis.
Marcelo Godoy assume presidência da Volvo Car Brasil
A Volvo Car do Brasil anunciou Marcelo Godoy como novo presidente, responsável por liderar a operação da empresa sueca no país.
Godoy assume a nova função com um objetivo bastante ousado: estabelecer o EX30, novo lançamento da Volvo no Brasil e dobrar o tamanho da operação no país. Para isso, aposta nas pessoas e na cultura criada pela empresa nos últimos anos como o caminho para o sucesso.
Chevrolet traz série especial do Camaro exclusiva para mercado brasileiro
Com o fim da produção da sexta geração do Camaro, introduzida em 2016, a Chevrolet apresenta a série especial Collection, exclusivo para o mercado brasileiro e limitado a 125 unidades numeradas.
O Chevrolet Camaro Collection terá acabamento inspirado no modelo Z/28 de 1967 e será ofertado nas carrocerias cupê ou conversível, sempre com o pacote SS.
Kia apresenta a série especial Niro Rio Open Limited Edition
A Kia apresentou o Niro Rio Open Limited Edition, série especial com apenas 100 unidades, todas na cor Vermelha Metálica e tem preço a partir de R$ 222.790,00.
O modelo conta com bancos dianteiros com ventilação, banco do motorista com memória de posição, novo painel digital de instrumentos panorâmico e programável LCD de 10,25” e tapetes exclusivos e emblemas interno e externo personalizados Rio Open Limited Edition.
Programa educativo da Bridgestone promove a segurança viária para crianças
De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde e a OPAS – Organização Pan-americana da Saúde, as lesões ocorridas no trânsito são a principal causa de morte de pessoas com idades entre 5 e 29 anos.
Pensando na redução desses números, a Bridgestone lança a plataforma de aprendizagem virtual “Pense Antes de Dirigir Kids” (www.penseantesdedirigirkids.com), com o propósito de compartilhar dicas de segurança viária com crianças entre 6 e 12 anos de idade, de forma lúdica e interativa.
Defender faz a estreia do 110 PHEV no Brasil
O Defender apresenta para o mercado brasileiro o 110 PHEV, modelo híbrido plug-in que combina um motor elétrico e um motor a combustão e tem preço a partir de R$ 760.250,00.
O modelo é equipado com motor elétrico de 104 cavalos e outro a gasolina de quatro cilindros de 300 cavalos, que entregam uma potência total de 404 cavalos. Sua autonomia puramente elétrica de até 36 quilômetros no ciclo PBEV e uma autonomia total de até 760 quilômetros quando combinado com o motor a gasolina.
Marco Moretta assume como diretor geral da Point S no Brasil
A Point S anunciou o engenheiro Marco Moretta como diretor geral da marca no Brasil. O executivo assumiu a gestão da empresa, maior rede de centros automotivos do mundo, com atuação em 52 países e mais de seis mil pontos de vendas, com uma série de desafios planejados para 2024.
Um deles é concretizar uma meta ambiciosa de abrir mais de 200 pontos de vendas no Brasil até 2027, com investimento de R$ 175 milhões.
Toyota amplia família Corolla Cross, agora disponível em seis versões
A Toyota do Brasil anuncia a chegada da nova versão XRX do Corolla Cross, equipada com o motor 2.0L Dynamic Force Flex e preço a partir de R$ 190.290,00.
O grande destaque da nova versão XRX é o motor flex 2.0L Dynamic Force de quatro cilindros em linha e 16 válvulas com comando variável inteligente VVT-iE, que mantém a eficiência do propulsor sem aumentar o consumo de combustível.
Pesquise no blog
Sobre
Sérgio Dias. Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.