Alagoas é referência para o Brasil

20/12/2023 11h11 - Atualizado em 22/12/2023 01h01

Chegamos ao último mês de 2024 e neste programa quero trazer algumas notícias positivas do governo do estado para todos os seus cidadãos. O ano foi de desafios e as notícias para nós brasileiros e alagoanos são alentadoras no sentido de que estamos no caminho certo.

Alagoas vem se tornando, ao longo destes últimos dez anos, referência em diversas áreas: modelo de gestão, responsabilidade fiscal, ajustes das contas públicas, investimento nominal com recursos próprios, combate às desigualdades, tudo isso nos enchem de orgulho em fazer parte deste projeto que vem transformando para melhor a realidade do nosso Estado.

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou dados do Pnad, que é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, dando conta de que Alagoas é o segundo estado do Nordeste com o menor número de desocupados.

Alagoas apresentou índices de 9 por cento de desocupados, no terceiro trimestre deste ano, ficando atrás apensas do estado do Maranhão, que registrou 6,7 por cento. O nosso Estado registrou uma queda de 0,7% em relação ao trimestre anterior, saindo de 9,7 para 9 por cento.

É preciso pontuar que estes dados refletem um investimento maciço do setor público que, como consequência, aumentam a confiança dos empresários no nosso Estado fazendo com que invistam mais, gerem mais emprego e renda, consequentemente, contribuam para um ciclo virtuoso da nossa economia.

Como consequência dessa política responsável, Alagoas já vem crescendo muito acima da média do país, o IBGE divulgou os dados do crescimento da economia em 2021, a média nacional registrou um aumento de 4,8 por cento, enquanto Alagoas registrou um crescimento de 6,3 por cento.

No Nordeste, a variação média foi de 4,3 por cento, Alagoas registrou o maior desempenho em termos de acréscimo em volume, dois pontos percentuais acima da média da região. Para este ano de 2023, a expectativa é que o nosso Estado registre um crescimento entre 7 e 8 por cento.
São números extraordinários que se traduzem em melhoria da qualidade de vida do nosso povo e enchem de esperança o coração trabalhador da nossa gente.