O futuro dos planos de saúde

15/12/2023 11h11 - Atualizado em 16/12/2023 12h12


Você sabe qual o futuro dos planos de saúde? Sei que a resposta não é simples, mas sei também que do jeito que estão indo não se sustentam por muito tempo.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, responsável pelo registro de reclamações de consumidores, das mais variadas atividades econômicas, pontua que os planos de saúde, em 2023, bateram recorde em reclamações.

Para termos uma ideia apenas durante a pandemia, em 2020, as operadoras de planos de saúde não constaram no topo da lista de queixas dos consumidores.

Mas os problemas enfrentados pelos planos de saúde não param por aí. Mesmo tendo aumentado a base de clientes, os prejuízos das operadoras vêm aumentando ano a ano.

No ano passado o prejuízo ultrapassou os 25 bilhões de reais, somados os dois primeiros trimestres de 2023 o déficit já se aproxima dos 20 bilhões. Muitos são os fatores que explicam esta situação que vem se agravando após a pandemia de covid-19.

O modelo dos planos de saúde está ultrapassado, ficou obsoleto. A gestão tanto dos planos privados ou das autarquias precisam passar por um processo de modernização que busque a plena eficiência e máxima excelência.

Para termos ideia, a título de informação, segundo a União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde, um paciente que já passou dos 59 anos representa um custo mensal de R$ 3.691,89.

Temos por outro lado um problema recorrente que é a judicialização da saúde. As vezes a justiça obriga os planos a custearem tratamentos caríssimos, mesmo tendo alternativas eficazes e com menor custo.

O modelo de negócio adotado no Brasil envelheceu, assim como a nossa população. As operadoras brasileiras utilizam o chamado fee for service (taxa de serviço), quando o pagamento ao profissional, hospitais e laboratórios depende de quantas vezes o serviço foi utilizado, sem levar em conta a qualidade.

É neste sentido que aqui em Alagoas, sob determinação do governador, Paulo Dantas, criamos um grupo de trabalho para discutirmos os aprimoramentos necessários para fazer do ipaseal um modelo de referência, um case de sucesso.

Desde que assumi, venho colocando em prática diversas mudanças com vistas a melhoria do nosso serviço. Passamos por um período de adaptações, modernização e, como fruto deste trabalho, conseguimos ampliar a rede credenciada, por exemplo.

Neste ano de 2023, nós do Ipaseal realizamos ao todo mais de 80 mil procedimentos, entre consultas, exames, internamentos e cirurgias. Claro que existem problemas aqui, ali, mas este volume de procedimentos revela que estamos trabalhando em busca do melhor serviço aos nossos usuários.

O caminho é a excelência!