Jeep tem o Compass que o consumidor precisa
SUV conta com versões com motorização flex, diesel ou híbrida
A Stenllantis tem em seu portfólio global as marcas Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall. Por esse motivo seus movimentos no mercado em que atua são sempre muito bem estudados e geralmente tem dado muito certo.
É o caso do Jeep Compass, modelo que o passou pela garagem do Tribuna do Sertão, teve sua produção iniciada no Brasil no final de 2016 e desde 2017 lidera com folga o segmento de SUVs médios. Considerando os dez primeiros meses desse ano, o modelo já teve 49,4 mil unidades emplacadas contra 35 mil do Toyota Corolla Cross, o segundo mais emplacado.
Um dos motivos do sucesso do modelo certamente está relacionada com a sua ampla variedade de versões: dez no total, desde as equipadas com motorização flex, passando pelas equipadas com motorização diesel até chegar na equipada com motorização híbrida.
As versões flex são as Sport T270, Longitude T270, Longitude Dark T270 e Limited T270; as diesel são as Longitude TD350 4X4, Longitude Dark TD350 4X4, Limited TD350 4X4 e Trailhawk TD350 4x4; e a híbrida S 4XE PHEV.
A motorização T270 vem sempre em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades, potência máxima de 185 cavalos a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm, fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro.
Já a motorização TD350 4X4 vem equipada com o câmbio de novo velocidades da alemã ZF, com paddle shift que permite a troca de marchas pela borboleta no volante e tem 170 cavalos de potência e 350 Nm de torque. Ele registra um consumo de 10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada e ótima autonomia, com mais de 800 quilômetros com tanque de 60 litros.
Todas as versões com motor TD350 possuem sistema de tração 4x4 Jeep Active Drive Low e traz seletor de terrenos, que permite distribuir o torque de forma seletiva entre os eixos da forma mais adequada para as condições de aderência do piso trafegado, e HDC – Hill Descent Control, que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road.
Por fim a motorização híbrida plug-in conta com o motor 1.3 turbo a gasolina de 180 cavalos e 27,5 kgfm de torque montado no eixo dianteiro e uma unidade elétrica de 60 cavalos e 25,5 kgfm na traseira, que entregam uma potência combinada é de 240 cavalos.
No design externo a linha Jeep Compass apresentou mudanças significativas no para-choque dianteiro, rodas de todas as versões, lanterna traseira, pintura das partes plásticas, faróis Full LED com assinatura em LED e faróis de neblina em LED desde a linha 2022.
Os faróis entregam sofisticação ao conjunto óptico do Jeep Compass, com performance superior aos bi-halógenos ou xênon, por exemplo, garantindo maior segurança ao dirigir à noite e maior vida útil, acima de 100.000 horas, reduzindo a necessidade de manutenção.
Internamente o quadro de instrumentos full digital e HD tem tela de 10,25” e a sua central multimídia conta com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. Com tela de 10,1” Full HD presente em praticamente em todas as versões, ainda apresenta navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio.
A linha Jeep Compass ainda vem equipada com recursos como direção autônoma, controle de velocidade adaptativo (ACC), o alerta de colisão com frenagem automática (FCW), o alerta de mudança de faixa (LDW), o Park Assist e o farol alto automático (AHB).
E dependendo da versão por ter como opcional a frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista e reconhecimento de placas.
Além das tradicionais bolsas de ar frontais para motorista e passageiros, o modelo traz também como item de série para todas as versões os airbags laterais e de cortina, o que proporciona ainda mais segurança para seus ocupantes.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Honda ZR-V estreia no Brasil no competitivo segmento dos SUVs
A Honda decidiu ampliar sua oferta de SUVs no mercado brasileiro com o ZR-V, modelo posicionado entre o HR-V e CR-V que chega na versão Touring equipada com motor 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina, 161 cavalos de potência e transmissão do tipo CVT, com paddle-shifts para troca de marchas, com preço a partir de R$ 214.500,00.
Embora não ofertada no Brasil, o Honda ZR-V tem versão com motorização híbrida que entrega mais eficiência. Apenas no item consumo, de acordo com o PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o ZR-V daqui faz 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, enquanto o híbrido faz 17,2 km/l.
Audi confirma venda no Brasil em 2024 do RS 6 Avant Performance
A Audi anuncia o lançamento no Brasil no primeiro semestre de 2024 do novo RS 6 Avant Performance com preço a partir de R$ 1.193.990,00 na venda direta.
O propulsor 4.0 litros TFSI V8 biturbo agora é equipado com turbo-compressores maiores e um ajuste fino de software de controle do motor e transmissão para respostas ainda mais rápidas do conjunto mecânico.
Mitsubishi atualiza no mercado brasileiro a linha Pajero Sport 2024
A linha Mitsubishi Pajero Sport teve suas versões atualizadas no mercado brasileiro e agora é oferecida nas configurações HPE, com preço a partir de R$ 339.990,00; HPE-S, com preço a partir de R$ 369.990,00; e a nova Legend, com preço a partir de R$ 409.990,00.
Todas as versões são equipadas com motor MIVEC 2.4L turbo diesel, com 190 cavalos de potência e 43,9 kgf.m de torque, além da transmissão automática de oito velocidades com opção de trocas sequenciais por meio dos Paddle Shifters atrás do volante.
Range Rover Velar chega em versão única e híbrida na linha 2024
A Range Rover aproveitou a abertura da “Range Rover Boutique”, espaço de luxo da marca no shopping Iguatemi, São Paulo, para apresentar a linha Velar 2024, que será comercializada apenas na versão Dynamic HSE com preço a partir de R$ 643.950,00.
O Range Rover Velar Dynamic HSE 2024 é equipado com a motorização 2.0 PHEV de 404 cavalos e câmbio automático de oito velocidades. O híbrido plug-in tem autonomia puramente elétrica de até 64 quilômetros.
Scania investe e dobra capacidade física de centro logístico no Brasil
A Scania vai investir R$ 65,7 milhões para ampliação de seu centro logístico de peças de reposição localizado em Vinhedo, São Paulo. A iniciativa visa aumentar o número de mercados atendidos a partir do Brasil, além de melhorar a eficiência dos processos e fluxos e preparar o armazém para receber itens relacionados a novos produtos, como, por exemplo, os veículos elétricos.
“Hoje somos responsáveis por abastecer 180 pontos de atendimento no país, somados aos destinos internacionais da Bélgica, África do Sul, América Central e sete Unidades de Negócio da Scania na América do Sul. Com este aporte estamos nos preparando para o futuro, com foco sempre na garantia da disponibilidade para os clientes”, conta Paulo Moraes, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Scania para a América Latina.
Stellantis vai equipar o novo Citroën C3 Aircross com motor turbo
A Stellantis confirmou que o novo Citroën C3 Aircross para até sete pessoas será equipado com motor Turbo 200 de até 130 cavalos e 200 Nm de torque. Essa motorização será oferecida sempre com câmbio automático CVT de sete marchas com gerenciamento inteligente e opção de trocas sequenciais.
Além da motorização, o Citroën C3 Aircross tem um visual marcante, excelente espaço interno, terceira fileira com assentos removíveis e o maior porta-malas entre seus rivais diretos. O modelo desenvolvido na América do Sul e produzido no Polo Industrial da Stellantis em Porto Real (RJ).
Abarth amplia família no Brasil com o novo Fastback
A Abarth apresentou o Fastback, segundo modelo da marca no mercado brasileiro que chega equipado com escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1" com serviços conectados, paddle shifters, sistemas avançados de assistência à direção, freio de mão eletrônico com Auto Hold e carregador por indução.
O Abarth Fastback chega equipado com motor Turbo 270 e transmissão automática de seis velocidades, que entrega até 185 cavalos de potência quando abastecido com etanol e 270Nm, capaz de acelerar o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, com velocidade máxima de 220km/h com etanol.
Renault Group e Valeo desenvolvem em conjunto nova geração de motor elétrico
O Renault Group continua avançando com o desenvolvimento da terceira geração de motores elétricos, que conta com a parceria da Valeo, que está contribuindo com sua expertise em matéria de estatores.
Graças aos frequentes intercâmbios entre a montadora e o fabricante de componentes automotivos, a parceria iniciada em 2021 rapidamente se transformou em desenvolvimento conjunto. Cada empresa contribuiu com sua expertise e um componente-chave para o desenvolvimento tecnológico e produção: o Renault Group com o rotor e a Valeo com o estator.
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Sobre
Sérgio Dias. Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.