Convergências: Lula X Bolsonaro

15/09/2023 08h08 - Atualizado em 16/09/2023 16h04
Convergências: Lula  X  Bolsonaro

O instituto da democracia e da democratização da comunicação divulgou os resultados da pesquisa realizada com 2558 entrevistados, em 177 municípios das cinco regiões do país.O intuito é fazer um diagnóstico da democracia brasileira, o levantamento é intitulado “a cara da democracia” e revelou que apesar de visões antagônicas entre eleitores de lula e de Bolsonaro, existem também temas onde bolsonaristas e lulistas convergem.



Quando assunto é redução da maioridade penal, legalização do aborto e descriminalização das drogas, há convergências surpreendentes:

62 por cento dos eleitores de Lula são favoráveis a redução da maioridade penal, e entre os eleitores de Bolsonaro o índice sobe para 77 por cento.

Quando perguntados sobre a legalização do aborto, 77 por cento dos eleitores lulistas não concordam, já entre os eleitores de Bolsonaro esse número salta para 90 por cento que também não concordam

Do mesmo modo há convergência entre lulistas e bolsonaristas quando o assunto é a descriminalização das drogas, ou seja, tornar legal o uso delas, 71 por cento dos lulistas e 83 por cento dos bolsonaristas se posicionaram contrários, ou seja, a maioria de ambos os eleitorados são contra a legalização do uso de drogas.

Já assuntos como união civil homoafetiva, adoção de crianças por casais do mesmo sexo há diferenças abissais entre eles:

Por exemplo 60 por cento dos eleitores de lula são favoráveis a união civil homoafetiva, entre os bolsonaristas 69 por cento são contrários ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

Quando perguntados sobre a adoção de crianças por casal gay, 63 por cento dos lulistas se posicionaram favoráveis, entre os bolsonaristas 60 por cento são contra.

Sabemos que a polarização política não é exclusividade da sociedade brasileira, ela se repete em várias democracias pelo mundo.

Pesquisas como essa ajudam a diagnosticar o pensamento do eleitorado brasileiro e também servem de norte para buscarmos a pacificação do país.

É mais que imperioso estarmos abertos para o exercício contínuo do diálogo com vistas a romper as barreiras e promover a união entre nossos concidadãos.

Então é plenamente possível o diálogo, libertos das amarras ideológicas, encontrando os pontos que nos unem e que possibilitam a construção de uma sociedade mais sadia.

Me despeço com um forte abraço aos meus amigos conservadores e aos amigos progressistas.