Semana Estadual da Pessoa com Deficiência Tem Baile da Inclusão e Entrega do Prêmio Gerônimo Ciqueira

Por Edmilson Sá 25/08/2023 20h08 - Atualizado em 27/08/2023 16h04
Semana Estadual da Pessoa com Deficiência Tem Baile da Inclusão e Entrega do Prêmio Gerônimo Ciqueira

Promovido pela Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência de Alagoas – SECDEF/AL. O evento marcou o encerramento da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. Que foi repleta de atividades, palestras, apresentações culturais e discussões – principalmente sobre o combate ao Capacitismo e as Barreiras Atitudinais – milenarmente ainda tão arraigado à sociedade, e que, com as discussões e políticas públicas, espera-se que sejam estirpados da sociedade. Durante a semana, as atividades tiveram início do Teatro Deodoro, depois Centro de Inovação, OAB Seccional Alagoas, entre outros. E, entidades, como ADEFAL, Pestalozzi, Secretarias, CRAS, representantes do Legislativo da Câmara de Maceió, bem como militantes e Pessoas com Deficiência, se fizeram presentes durante toda a semana da Pessoa com Deficiência.

A Semana de Pessoa com Deficiência do Estado de Alagoas, contou, inclusive, com a presença da Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella. Ela lançou, o Plano Viver Sem Limite 2 aqui em Alagoas, que tem por objetivo: “Promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das Pessoas com Deficiência e de suas famílias por intermédio do enfrentamento às barreiras que as impedem de exercer a plena cidadania. Elaborado doze anos após o lançamento da primeira versão do plano, ele será estruturado pela avaliação unificada da deficiência, que organizará as diversas políticas públicas ministeriais para Pessoas com Deficiência, que hoje têm procedimentos e critérios distintos de avaliação. Permitindo o desenho de políticas de Estado robustas e eficientes, que contarão com avanços tecnológicos e serão impulsionadas por iniciativas visando a construção de capacidades estatais em órgãos gestores municipais, estaduais e distritais. Além disso, a elaboração e o monitoramento do plano serão realizados de forma participativa com a sociedade brasileira e órgãos de controle”.

A solenidade teve como um dos pontos de fortes, a entrega do Prêmio Gerônimo Ciqueira, para diversas personalidades que atuam na militância em defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência. Na ocasião, foram premiadas nove personalidades que têm atuação de destaque na defesa e na promoção dos direitos das Pessoas com Deficiência de Alagoas: Ana Carolina da Silva Tiburtino Lima, Edmilson Silva Sá (indicado pelo Gabinete Civil do Governo do Estado de Alagoas), Edvan José da Silva Filho, Flávio Luiz da Costa, José Walter Tenório, Maria Dolores Fortes Alves, Matheus Roberto da Silva Cavalcante Barbosa, Roberto Duarte Leite e Thiago Caldas Rocha.

Outro destaque do evento, foi para Eudocia Ciqueira – esposa – e o filho Thiago do saudoso Gerônimo Ciqueira. A trajetória de Gerônimo Ciqueira foi contada e emocionou a todas as pessoas que estiveram presentes nesse evento. Gerônimo Ciqueira, foi e continua sendo o maior símbolo da luta para as Pessoas com Deficiência no estado de Alagoas. E sua esposa, Eudocia, sua fiel companheira desde o início dos anos de 1990, foi uma grande inspiração para Gerônimo – “conheci Gerônimo em 1995, um ano depois de ficar paraplégico. Ele foi um grande mentor para minha trajetória na luta e na militância pelos direitos das Pessoas com Deficiência. E sempre que ele falava de sua esposa, Eudocia, seus olhos brilhavam. Gerônimo sempre foi um gigante e sua esposa uma luz para a sua vida”.

A Secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência do Governo de Alagoas, Aline Rodrigues, presente nos eventos promovidos pela Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, reforçou a importância da trajetória e legado de Gerônimo Ciqueira, que, incansável, e inesquecível, inspirou um prêmio com o seu nome, um símbolo da luta pelos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência. 

"PORQUE EU SOU PESSOA COM DEFICIÊNCIA, MAS NÃO SOU DEFICIENTE, AO CONTRÁRIO, SOU EXTREMAMENTE EFICIENTE NAS MINHAS ATIVIDADES. É O ESTADO É QUE É DEFICIENTE. SÃO AS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE SÃO DEFICIENTES. OS OLHARES PRECONCEITUOSOS E O CAPACITISMO QUE SÃO DEFICIENTES. DÊEM-NOS ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL E MOVEREMOS O MUNDO." (Edmilson Sá)