Wes Anderson receberá o prêmio honorário Glória de Veneza

11/08/2023 16h04 - Atualizado em 11/08/2023 16h04
Wes Anderson receberá o prêmio honorário Glória de Veneza


O diretor, roteirista e produtor estadunidense Wes Anderson será homenageado na 80ª edição do Festival de Cinema de Veneza 2023 com o prêmio honorário Glória de Veneza (Cartier Glory to the Filmmaker), dedicado a diretores que contribuem para fomentar a originalidade na indústria cinematográfica.

De “Os Excêntricos Tenenbaums” a “Moonrise Kingdom”, passando por “Grande Hotel Budapeste” e “Asteroid City”, a filmografia de Wes Anderson é notavelmente caracterizada pela criação de uma realidade paralela através do uso de elementos visuais distintivos, como a centralização e uma paleta vibrante de cores.

Esses elementos são habilmente empregados em suas composições de quadros, planos de filmagem, direção de arte, figurino, cenografia, fotografia, roteiro e até mesmo na realização e escolha de elenco. A simetria emerge como uma das características mais marcantes de seus filmes, seja nas cenas com um único ator em um cenário simples ou com vários personagens em paisagens ricas em detalhes.

Essas técnicas únicas estabelecem uma distinção entre as produções de Anderson e as típicas produções de Hollywood. Sua abordagem singular na construção visual dos filmes cria um universo cinematográfico único, no qual suas narrativas apresentam diversas coincidências conceituais. Essa singularidade diferenciadora em relação a outros realizadores americanos e internacionais tem sido uma marca registrada de seu trabalho por mais de 30 anos.

“Wes Anderson é um dos poucos realizadores cujo estilo único e inconfundível pode ser reconhecido com apenas um quadro”, disse o diretor do Festival de Veneza, Alberto Barbera, ao anunciar a homenagem (via The Hollywood Reporter).


“O seu universo formal remete para uma estética infantil e visionária, dominada pelos tons pastel e pelo cuidado obsessivo na elaboração de sequências estritamente simétricas povoadas por sonhadores desajustados, incuravelmente românticos e alegres…. Os mundos que o realizador cria são plausíveis e, no entanto, completamente imaginários e fictícios, sustentados por um humor surreal e um gosto desconcertante pelas vicissitudes de famílias desajustadas, pais ausentes e mães imperturbáveis. Cinema excêntrico e altamente idiomático que é sempre perfeitamente divertido e agradável”, detalhou Barbera em nota oficial reproduzida no site norte-americano The Hollywood Reporter.


Por sua vez, Cyrille Vigneron, presidente e CEO da Cartier International, elogiou Anderson por criar “um estilo único e reconhecível” que é “fictício, bizarro, hilário [e] verdadeiramente humanista”.

Anderson será homenageado no dia 1º de setembro, antes da exibição de seu novo curta-metragem no evento: "The Wonderful World of Henry Sugar". Este curta-metragem, com duração de 40 minutos, é inspirado em uma obra de Roald Dahl, renomado autor de clássicos como "Matilda", "A Fantástica Fábrica de Chocolate", "O Bom Gigante Amigo" e "O Fantástico Senhor Raposo". A produção é estrelada pelos nomeados ao Oscar, Ralph Fiennes, Benedict Cumberbatch, Dev Patel, além do vencedor do Oscar de Melhor Ator por "Gandhi" (1982), Ben Kingsley.

"Asteroid City", mais recente filme de Anderson, teve sua estreia em Cannes e foi lançado em Portugal em 22 de junho. A produção está programada para estrear no Brasil nesta semana, especificamente na quinta-feira, dia 10.


O 80º Festival Internacional de Cinema de Veneza vai de 30 de agosto a 9 de setembro.