Charlie Kaufman receberá o prêmio honorário Coração de Sarajevo
O roteirista e cineasta estadunidense Charlie Kaufman, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original em 2005 pelo aclamado filme "Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças", de Michel Gondry, será honrado com o prestigioso prêmio Coração de Sarajevo durante a 29ª edição do Festival de Cinema de Sarajevo. Essa distinção é um merecido reconhecimento por sua significativa e notável contribuição para a sétima arte.
Em um comunicado divulgado no site oficial do festival, Jovan Marjanović, diretor do evento, disse: “Estamos entusiasmados porque, após 15 anos, estamos recebendo de volta ao [festival] um dos roteiristas e diretores mais importantes e de renome mundial, e o homenageamos por seu trabalho e dedicação ao a arte de fazer cinema. Charlie Kaufman é um cineasta extraordinário cujos filmes, embora cheios de humor mordaz, nos obrigam a contemplar as profundezas existenciais da experiência humana.”
Para aqueles que não estão familiarizados com o nome, Kaufman é o roteirista por trás de sucessos como "Quero Ser John Malkovich" (1999), de Spike Jonze, "A Natureza Quase Humana" (2001), de Michel Gondry, "Adaptação" (2002), também dirigido por Spike Jonze, e "Anomalisa" (2015).
Além de seu texto afiado, ele também dirigiu "Anomalisa" e o controverso suspense psicológico da Netflix, "Estou Pensando em Acabar com Tudo" (2020).
Em uma homenagem especial, o festival irá exibir ao ar livre o filme "Adaptação".
Vale destacar que esta não é a primeira vez em que Kaufman participa do maior festival de cinema dos Balcãs. Em 2008, ele fez sua estreia como diretor com a comédia dramática "Sinédoque, Nova York", apresentada na 14ª edição do evento. "Sinédoque, Nova York" rendeu-lhe o prêmio Independent Spirit Award de Melhor Primeiro Filme.
Kaufman também foi reconhecido por sua direção no filme de animação para adultos em stop-motion de 2015, "Anomalisa", que foi nomeado ao Oscar de Melhor Animação, ao Globo de Ouro e ao Annie Awards.