Alagoas: Exemplo de gestão moderna
O estado de Alagoas virou referência em gestão moderna, socialmente responsável e economicamente eficiente.
O mais novo dado que corrobora o que estou afirmando foi divulgado pelo IBGE e analisa dez anos de gestão do governo de Alagoas, período que compreende entre 2009 e 2018. Neste tempo, Alagoas cresceu 17,8% no índice de desempenho socioeconômico. A título de comparação, a média nacional foi de 12,8 no mesmo período.
Para calcular o índice são levados em conta quesitos como bem-estar, desigualdade, exclusão social e pobreza, além de características das pessoas de referência das famílias, como cor ou raça, sexo, idade e renda.
A qualidade de vida do alagoano aumentou 30,3% em dez anos, o acesso a serviços financeiros e padrão de vida no estado foi o que mais contribuiu na melhoria com 20,1% do total. Em seguida aparecem educação (19,5%), acesso aos serviços de utilidade pública (18,3%), moradia (15,5%) e transporte e lazer (11,9%).
Ou seja, os programas sociais desenvolvidos pelo governo alagoano vêm surtindo efeito e os dados confirmam o que a nossa população já sente na prática. São diversos programas implementados que transformaram Alagoas em um case de sucesso.
Cartão Escola 10, Programa Cria, Vida Nova nas Grotas, ronda nos bairros, pró-estrada, minha cidade linda são alguns exemplos que mostram que Alagoas caminha na direção certa.
Na última segunda, em entrevista ao programa Roda Viva, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, citou o modelo de concessão da água e do tratamento do esgoto de Alagoas como uma boa solução e que serve de referência para o estado vizinho.
É Alagoas no caminho certo e servindo de exemplo para todo o país, fica a sugestão para os municípios alagoanos adotarem os programas com vistas a melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa população.