Mourão enfrenta Renan no senado após ouvir críticas ao governo Bolsonaro
O senador Hamilton Mourão (PL), ex-vice-presidente da República, rebateu críticas à gestão anterior do Poder Executivo feitas durante a sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. Mourão integra a oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante a reunião do colegiado, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que o governo de Jair Bolsonaro (PL), que esteve no comando do país nos últimos quatro anos, prejudicou a imagem do Brasil no exterior.
Mourão protestou contra as declarações e disse ser testemunha da atuação do governo durante a gestão dele na relação com as outras nações. Para o parlamentar, os princípios constitucionais foram respeitados durante o período.
"Respeitosamente eu servi o nosso país nos últimos quatro anos. E quero deixar claro que eu discordo frontalmente do posicionamento expresso por vossa excelência em relação de que, ao longo do nosso período, nós manchamos a imagem do Brasil e abandonamos os princípios previstos no artigo 4° da Constituição e que rege nosso posicionamento internacional", disse.
O senador também protestou pelas redes sociais. "Não vou tolerar e admitir que parlamentares apoiadores deste desGoverno venham falar mentiras ou coisas absurdas sobre o nosso trabalho feito para e pelo Brasil, entre 2019 e 2022. Mentiras e narrativas não vão prevalecer", escreveu o general da reserva do Exército.
Durante sua atuação no Executivo, Mourão foi o responsável por operacionalizar e acompanhar ações envolvendo as Forças Armadas no combate ao garimpo ilegal e desmatamento da Amazônia.