Pesquisa aponta cenário favorável à saída de RF do Governo de Alagoas
Ainda sobre o resultado da pesquisa divulgada pelo Instituto Falpe, nos 102 municípios, e publicada no Blog da Vanessa Alencar (Cadaminuto), o cenário político em Alagoas mexe e re-mexe.
Aliados do Palácio República dos Palmares enxergam que o governador Renan Filho (MDB) tem um ‘caminho favorável’ a ser percorrido na disputa pela única cadeira ao Senado Federal.
No cenário da pesquisa Falpe, RF lidera com 40,5% e, em segundo lugar, o senador Fernando Collor aparece com 16%. Já o delegado Fábio Costa (PSB), vereador por Maceió, foi citado por 7% dos entrevistados e o deputado estadual Davi Davino Filho (Progressistas) por 5,75% do eleitorado.
A pesquisa ouviu 2.994 pessoas nas zonas urbana e rural de todos os municípios, entre os dias 4 e 11 de fevereiro, há cerca de um mês, e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número AL 08574/2022.
Responderam “nenhum” 13,25%. Não opinaram, 17,5%. Daí, mais uma vez, a “cereja” da eleição – se permanecer assim – com a média de 30% do eleitor que são considerados indecisos e que precisam ser conquistados.
Já no quesito da rejeição, ao serem indagados “em quem você não votaria para senador?”, seguem:
Collor com 15,5%; Renan Filho com 9%; Fábio Costa (8,75%). O menor índice de rejeição ficou com Davi Davino (5,75%).
Portanto, a disputa da única vaga de senador está (agora) mais favorável para o governador Renan Filho. Todavia, e ao que tudo indica já parece ser definido, o GOV deve sair em abril e deixar – de fato – a cadeira do Palácio República dos Palmares.
Mais uma vez, repito: esses resultados podem fazer com que o xadrez eleitoral de Alagoas mude, diante do que se ouve nos bastidores da política alagoana, como também, é uma “injeção de ânimos” para os aliados Calheiristas.
Será? #VidaQueSegue