Panorama: Atlanta Film Critics Circle
Pelo quinto ano, os 28 membros votantes do único grupo dedicado de críticos específicos da cidade de Atlanta, o Atlanta Film Critics Circle, premiaram seus melhores filmes do ano.
Apesar dos desafios persistentes da Covid-19 para críticos, cineastas e público, o membro do Conselho Consultivo do AFCC e crítico do ScreenRex, Kyle Pinion, vê o ano de 2021 no cinema como uma evidência da recuperação criativa da indústria.
“Acontece que 2021 deu lugar a um dos melhores anos do cinema de que me lembro, com o melhor trabalho da carreira de vários cineastas. Os filmes estão definitivamente de volta", declarou Pinion.
Os vencedores do prêmio AFCC de 2021 foram notáveis de outras maneiras. “Este ano marcou a primeira vez que empatamos em duas categorias, com empates nas categorias de Melhor Elenco e Atriz”, observa Jason Evans, membro do Conselho Consultivo do AFCC. “Isso mostra a qualidade dos filmes durante este ano louco de pandemia.”
Os vencedores do prêmio anual do AFCC provaram que 2021 foi um ano excepcional não apenas para cineastas consagrados como Paul Thomas Anderson, Kenneth Branagh, Jane Campion e Steven Spielberg, mas também para uma série de notáveis estreantes, Lin-Manuel Miranda, Fran Kranz e Maggie Gyllenhaal.
“É inegável que um desdobramento agradável de grande parte da agitação cultural da última meia década é que há mais vozes novas e diversas sendo ouvidas do que nunca. É emocionante ver esse influxo de energia e vigor - e criatividade sem precedentes - muitos dos quais parecem uma reação direta a este momento tumultuado ”, disse o crítico e membro do Conselho Consultivo do AFCC Will Leitch.
O clima de muitos dos filmes deste ano era lento, centrado em roteiros meditativos e pensativos e personagens tipificados por filmes como "Ataque dos Cães", "Drive My Car", "Flee", e "Mass".
“Por um lado, o número de dramas e thrillers sombrios e metodicamente ritmados em nossas categorias revela uma sensação contínua de mal-estar à medida que continuamos a combater uma pandemia global e uma divisão sociopolítica interminável”, afirma o crítico e AFCC do Times-Georgian e Douglas County Sentinel, Josh Sewell, membro do Conselho Consultivo.
"No entanto, também acho que ilustra que os telespectadores em todo o mundo compartilham muitas esperanças, medos e preocupações comuns - o que significa que não somos tão diferentes quanto alguns querem que acreditemos. Também mostra que o público está sedento por todos os tipos de filmes, não apenas por filmes de alto orçamento", completa Sewell.
Mas, o grande vencedor do prêmio principal do AFCC de Melhor Filme, "Licorice Pizza", adotou uma abordagem muito diferente. Um drama de amadurecimento ambientado no Vale de San Fernando dos anos 70 de Paul Thomas Anderson, o filme apresenta os recém-chegados Alana Haim e Cooper Hoffmann (filho do falecido Philip Seymour Hoffman) em uma história de amor espirituosa, alegre e engraçada.
Vencedor de quatro prêmios: Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Fotografia, o retorno da diretora neozelandesa Jane Campion ao cinema após uma ausência de 12 anos, "Ataque dos Cães" foi um dos favoritos do AFCC.
Baseado em um romance de 1967, de Thomas Savage, o filme de Campion é centrado no rancheiro brutal e misógino de Montana, Phil Burbank (Benedict Cumberbatch), que psicologicamente aterroriza seu irmão, a nova esposa de George Burbank (Jesse Plemons), Rose (Kirsten Dunst), e seu filho frágil (Kodi Smit-McPhee).
O diretor de fotografia australiano Ari Wegner (que também filmou Zola deste ano), ganhou o prêmio de Melhor Fotografia da AFCC por sua transformação da paisagem da Nova Zelândia em uma Montana crível e solitária dos anos 1920, que faz referência aos clássicos faroestes de John Ford e Raoul Walsh.
Em "Ataque dos Cães", o vencedor de Melhor Ator do AFCC, Benedict Cumberbatch, assume as origens misteriosas da masculinidade e violência tóxicas em uma atuação impressionante que representa uma ruptura distinta com os homens mais simpáticos que ele interpretou no passado.
O prêmio de Melhor Atriz deste ano foi um empate entre a estreante Alana Haim em "Licorice Pizza" e uma evocação profundamente dramática de Kristen Stewart com sua versão torturada e sensível de Lady Di, em "Spencer".
O AFCC também entregou seus prêmios anuais de Melhor Artista Revelação para Agathe Rousselle, na fantasia de terror corporal de vanguarda da diretora Julia Ducournau, "Titane". Em seu primeiro papel no cinema, Rousselle traz uma energia psicopática e ferida alternadamente.
O célebre criador de "Hamilton", Lin-Manuel Miranda, pode finalmente estar a caminho do status de EGOT com sua estreia na direção, "Tick, Tick… Boom!" que ganhou o prêmio especial da AFCC de melhor primeiro longa-metragem.
O prêmio AFCC de Melhor Filme Internacional foi para "Drive My Car", um filme comovente de um conto do aclamado romancista Haruki Murakami e co-escrito e dirigido por Ryusuke Hamaguchi.
Confira os vencedores da edição de 2021: Top:- Licorice Pizza
- Ataques dos Cães
- The Green Knight
- Belfast
- Tick, Tick … Boom!
- Drive My Car
- Titane
- West Side Story
- Flee
- Duna
- The Worst Person in the World