Protagonismo de secretário resulta em conquistas da pasta em apenas seis meses de comando
Desde abril deste ano, portanto, há exatos pouco mais de seis meses à frente da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL), Maykon Beltrão, ganha destaque pelo protagonismo político e administrativo na pasta.
Antes, pouco vista diante de ações e programas importantes para diversas áreas no estado, a Segri-AL passou de coadjuvante apagada’ – no bom sentido – para se tornar uma das principais Secretarias na gestão do governador Renan Filho (MDB).
Isso se reflete ainda e, consequentemente, na guinada administrativa adotada pelo novo gestor, desde que assumiu o comando da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, em trazer um modelo de administração com resultados e conquistas para o setor.
Tanto que, desde que assumiu a Seagri-AL, colocou em prática um dos maiores programas para agricultura do estado, denominado Planta Alagoas, distribuindo mil toneladas de milho, feijão, sorgo e arroz para os 50 mil beneficiários agricultores familiares, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas e indígenas.
Com o investimento de R$ 13 milhões, o Planta Alagoas chegou aos 102 municípios alagoanos e, agora, colhe os resultados essenciais do programa para os pequenos agricultores e agricultura familiar em Alagoas.
Com isso, foi acompanhado do deputado federal Marx Beltrão (PSD), que o secretário esteve no gabinete do Ministro da Cidadania, João Roma, e garantiu um aporte financeiro para a continuidade do PAA Leite no estado, mantendo o programa em benefício das famílias carentes.
+ Uma Conquista!
Será lançado nesta sexta-feira, 29, o Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem (Mipas).
O mais novo programa da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL), que, por meio da irrigação e do manejo agroecológico, vai garantir safras bem-sucedidas aos agricultores residentes no Alto Sertão.
O MIPAs é uma estratégia metodológica de construção do conhecimento sobre os diversos temas ligados à técnica do sistema de irrigação e do manejo agroecológico de hortaliças, frutíferas e forragens.
Ao todo, 200 famílias de agricultores – em 26 comunidades rurais – dos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi e Olho D’Água do Casado serão beneficiadas no projeto.
O Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) disponibilizou o recurso de R$ 5.973.706,22. para colocar em prática o programa. Já o prazo de execução do projeto é outubro de 2022.
Que digam os agricultores familiares (pequenos e grandes), produtores, Associações e Cooperativas do setor de norte a sul do estado.
Por fim, e além disso, merece destaque também o corpo técnico da Seagri-AL que trabalham – em conjunto – para garantir todas essas conquistas em prol dos maiores beneficiários: o povo alagoano. Mais + Informações: http://www.agricultura.al.gov.br/
É isto! #VidaQueSegue