Denzel Washington e Frances McDormand brilham em primeiro trailer de ‘The Tragedy Of Macbeth’, de Joel Coen
Denzel Washington e Frances McDormand procuram impactar a tela em “The Tragedy of Macbeth” (“A Tragédia de Macbeth”), a nova adaptação da obra “Macbeth” de William Shakespeare, e agora dirigida pelo ganhador do Oscar, Joel Coen.
É o primeiro filme solo de Joel Coen, que muitas vezes é considerado um dos maiores cineastas americanos ao lado do irmão Ethan Coen, juntos os Irmãos Coen dirigiram obras elogiadas como “O Grande Lebowski” (1998) – com um elenco sensacional que inclui: Jeff Bridges, John Goodman, Steve Buscemi, Julianne Moore, David Huddleston (1930-2016), Philip Seymour Hoffman (1967-2014), Peter Stormare, Tara Reid e John Turturro, “Onde os Fracos Não Tem Vez” (2007) – Ganhador de quatro prêmios Oscar em 2008, nas categorias de Melhor filme (Irmãos Coen e Scott Rudin), Melhor Diretor (Irmãos Coen), Melhor Roteiro Adaptado (Irmãos Coen) e Melhor Ator Coadjuvante (Javier Bardem), fazendo com que os irmãos Coen entrassem para o grupo de diretores homenageados três vezes pelo mesmo filme e “Bravura Indômita” (2010) – indicado a dez Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator (Jeff Bridges), Melhor Atriz Coadjuvante (Hailee Steinfeld), Melhor Direção de Arte (Jess Gonchor e Nancy Haigh), Melhor Fotografia (Roger Deakins), Melhor Figurino (Mary Zophres), Melhor Mixagem de Som (Skip Lievsay, Craig Berkey, Greg Orloff e Peter F. Kurland) e Melhor Edição de Som (Skip Lievsay e Craig Berkey).
Além dos também elogiados longas, ‘‘Fargo’’ (1996) – filme que rendeu a Frances McDormand seu primeiro Oscar de Melhor Atriz, e aos irmãos Coen o Oscar de Melhor Roteiro Original, ‘‘E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?’’ (2000) – Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original (Irmãos Coen) e Melhor Fotografia (Roger Deakins), ‘‘Queime Depois de Ler’’ (2008) – com um elenco estreladíssimo que inclui os ganhadores do Oscar, Frances McDormand, Tilda Swinton, George Clooney, Brad Pitt, J. K. Simmons, e os indicados ao Oscar John Malkovich e Richard Jenkins, e ‘‘Um Homem Sério’’ (2009) – brilhantemente estrelado pelo maravilhoso Michael Stuhlberg (lembrado pelo público jovem pelo professor Perlman, no filme de 2017, ‘‘Me Chame pelo seu Nome’’, de Luca Guadagnino), ‘‘Um Homem Sério’’ recebeu duas indicações ao Oscar na edição de 2010, respectivamente, Melhor Filme (Irmãos Coen) e Melhor Roteiro Original (Irmãos Coen).
“The Tragedy of Macbeth” tem o trunfo de ter os vencedores do Oscar Denzel Washington e Frances McDormand pela primeira vez juntos na telona. McDormand acabou de ganhar o Oscar no início deste ano de Melhor Atriz e Melhor Filme com “Nomadland”, e ela pode muito bem conquistar outra indicação por sua atuação como Lady Macbeth. Washington estrela no papel-título, enquanto Corey Hawkins (‘‘Kong: A Ilha da Caveira’’) estrela como Macduff. O elenco de apoio inclui Moses Ingram (‘‘O Gambito da Rainha’’), Brendan Gleeson (‘‘Franquia Harry Potter’’), Harry Melling (‘‘Franquia Harry Potter’’) e Ralph Ineson (‘‘Franquia Harry Potter’’), entre outros.
[caption id="attachment_556858" align="aligncenter" width="380"] Reprodução/ Instagram[/caption]Para o crítico Peter Bradshaw, do The Guardian, a adaptação solo de Coen feita do texto de Shakespeare, é uma versão que nos traz de volta à linguagem, enquadrando o drama de maneiras teatrais e estilizadas: uma provação agorafóbica em que corpos e rostos surgem com nitidez de estanho saindo da névoa branco-cremosa. Em sua crítica Bradshaw detalha que os artifícios visuais de Coen têm algo de Kurosawa e Welles, com algumas sombras expressionistas alemãs, e isso parece um drama policial dos anos 30 ou 40 - mas de forma inteiramente natural, em vez de uma afetação interpretativa. A cinematografia de Bruno Delbonnel é transparente e austera e o magnífico projeto de produção de Stefan Dechant imagina o castelo de Macbeth como uma casa modernista retilínea gigante, com pátios frios delimitados por vastas paredes vertiginosas e corredores que se estendem como uma espécie de corredor da morte em plano aberto.
Bradshaw avalia que este Macbeth é em muitos aspectos semelhante ao thriller policial em preto e branco dos irmãos Coen, ‘‘O Homem que Não Estava Lá’’ (2002), que tinha Frances McDormand como esposa do barbeiro, taciturna e sofredora, muito parecida com Lady Macbeth.
A Apple Films firmou um acordo com a A24 e irá lançar o filme The Tragedy Of Macbeth, em alguns cinemas norte-americanos em 25 de dezembro. O filme estará disponível mundialmente no streaming Apple TV+ em 14 de janeiro de 2022.
* Com informações do The Guardian.