Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira em São Paulo
A Cinemateca de São Paulo foi atingida por um forte incêndio na noite desta quinta-feira (19). Essa é a quinta vez que o local pega fogo, depois de 1957, 1969, 1982 e 2016. A informação é da Revista Quem.
[caption id="attachment_533978" align="aligncenter" width="349"] Incêndio atinge prédio da Cinemateca, na Vila Leopoldina, em SP — Foto: Reprodução/Ariane Breyton[/caption]Segundo informações apuradas pelo portal G1, o Corpo de Bombeiros informou que recebeu um chamado para fogo em edificação comercial por volta das 18h na Rua Othão, 290. No endereço há um conjunto de galpões, de cerca de 6.356 m² de área construída, onde parte do acervo da Cinemateca Brasileira é guardado. O edifício principal da Cinemateca Brasileira, na Vila Mariana, não foi atingido.
De acordo com informações preliminares, não houve vítimas. Quinze viaturas com quase 50 bombeiros foram enviadas para combater o fogo. Segundo o major Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, no galpão há materiais altamente inflamáveis. Os bombeiros disseram ainda que a estratégia para combater o incêndio é impedir que
"Nós temos o registro de ser um local onde temos diversos materiais combustíveis diferentes. Arquivos de filmes, que têm acetato altamente inflamável, e todos os materiais que compõem a edificação", disse Major Palumbo.
No último incêndio no local, no início de 2016, o Ministério da Cultura informou que cerca de 1.000 rolos de filmes foram queimados - 17 são curtas-metragens e o restante de cinejornais -, mas a maioria deles estava preservado em outras cópias.
Em entrevista à TV Globo, a diretora-executiva da Sociedade Amigos da Cinemateca, Maria Dora Mourão, disse que o galpão atingido pelo fogo era o único em uso dentre os galpões da Cinemateca. No local são armazenados documentos e filmes de longas e curtas-metragens, um "acervo relevante".
A Secretaria Especial de Cultura do governo federal, pasta responsável pela Cinemateca, ainda não se manifestou.