Imelda Staunton, a Dolores Umbridge, da 'franquia Harry Potter', teme em interpretar a rainha Elizabeth II em 'The Crown'
Com 50 anos de experiência como atriz e com indicações ao Oscar (77ª edição), Bafta, Globo de Ouro, Screen Actors Guild Awards, Emmy do Primetime e Emmy Internacional. Além de ter ganhado 4 Prêmios Laurence Olivier (prêmio reconhecido internacionalmente como a maior honraria concedida no teatro britânico e considerado como o equivalente ao Tony Awards da Broadway e aos Molière da França) e um Volpi Cup de melhor atriz no Festival de Veneza, a atriz britânica Imelda Staunton admitiu em entrevista estar preocupada com seu desempenho no papel da rainha Elizabeth II na quinta e sexta temporada de ‘‘The Crown’’, da gigante Netflix.
A dama do teatro e do cinema britânico compartilhou seu sentimento em uma entrevista ao jornal ‘The Sun’. Ela explicou que seu medo parte do fato que ela fará uma versão mais recente da monarca inglesa – os próximos episódios da série dramática acompanharão Elizabeth entre os anos 1990 e o início da década de 2000.
[caption id="attachment_528027" align="alignleft" width="200"] Claire Foy e Matt Smith como Rainha Elizabeth II e príncipe Phillip (1 temporada de The Crown).[/caption]Nas duas primeiras temporadas de ‘‘The Crown’’, Claire Foy interpretou a rainha no início de seu reinado, o desempenho foi tão convincente que lhe deu dois Globos de Ouro, um Emmy do Primetime, dois SAGs, fora as inúmeras indicações na categoria de Melhor Atriz.
Já na terceira e quarta temporadas, Olivia Colman foi a atriz que teve o privilégio de encarnar a rainha Elizabeth II na meia-idade, Colman é perfeita em todos os momentos como a monarca, pelo papel ela ganhou um Globo de Ouro e, foi indicada a dois Emmys do Primetime, um Globo de Ouro, um SAG e dois Critics' Choice Movie & Television Awards.
A quinta e sexta temporadas da série será estrelada por Staunton e por Jonathan Pryce (indicado ao Oscar de Melhor Ator, pela aclamada atuação do papa Francisco, em 'Dois Papas' (2019). [caption id="attachment_528028" align="alignright" width="224"] Olivia Colman e Tobias Menzies como Rainha Elizabeth II e príncipe Phillip (3 temporada de The Crown).[/caption]‘‘Quando Claire estava na primeira temporada, para todos nós, aquilo parecia história. Então, ao continuar com Olivia, novamente parece história’’, Staunton explicou ao ‘The Sun’, segundo reporta o ‘‘Daily Mail’’. ‘‘Agora começamos em 1991 interpretando alguém muito mais recente. Esse é o desafio extra que tenho; as pessoas dizendo, 'Oh, eu não acho que [a rainha] seja assim'.’’
Segundo o ‘Monet’, a atriz ainda confessou que tem esperança de que Elizabeth não assista aos episódios de que ela participa, e apontou: ‘‘Esse é um papel que eu não posso distorcer. Minha preparação tem que ser completa". "Tem que ser observando ela, lendo sobre o passado’’, ela continuou. ‘‘Tenho de ficar sentada no meu quarto e ficar com medo, pensando: 'Não consigo, não consigo', e então, tenho de dizer a mim mesma: 'Sim, você pode' e ir em frente’’, pontou a atriz.
Em entrevista concedida no início do ano ao programa 'This Morning', Staunton também falou sobre a pressão que sente com o papel da rainha Elizabeth II. ‘‘Estou vindo após duas atrizes extraordinárias e também estou seguindo um ser humano extraordinário, que é a rainha’’, disse. ‘‘Como ela está muito presente nas nossas vidas e nós sabemos como é a aparência e a fala dela, é claro que tenho que parecer com ela o máximo que posso.’’
* A partir de informações do The Sun, Daily Mail e This Morning.