8ª Edição da Mostra de Cinema de Iguatu premia curtas de PE e CE

09/03/2021 18h06
https://www.youtube.com/watch?v=bH9qjpY92Rc&t=1s  

Realizada de forma totalmente virtual, a 8ª edição da Mostra de Cinema de Iguatu destacou os curtas "Os Últimos Românticos do Mundo" (PE), de Henrique Arruda, "Noite de Seresta" (CE), de Sávio Fernandes e Muniz Filho, e "Vento Viajante" (CE), dirigido por alunos de escolas municipais de Icapuí, com os principais prêmios do evento. Confira a cerimônia neste link: https://youtu.be/bH9qjpY92Rc

Dividido em duas mostras competitivas - a Mostra Nordeste e a Mostra Ceará -, o evento divulgou na noite do domingo (7), a lista de vencedores. Além de ter sido escolhido o melhor filme pelo júri, o curta "Os Últimos Românticos do Mundo" ainda saiu ganhador na categoria de melhor arte.

Já na Mostra Ceará, o curta de animação "Vento Viajante" foi o representante que saiu duplamente premiado: pelo júri oficial, levou a categoria de melhor arte, enquanto foi escolhido como melhor filme da seleção pelo júri da crítica, formado pelo crítico do O POVO João Gabriel Tréz e pelos jornalistas Daniel Herculano e Larissa Bello, integrantes da Associação Cearense de Críticos de Cinema.

justificativa do júri da Aceccine ressaltou o caráter coletivo da obra, produto do "esforço de muitas mãos e mentes", e a "simplicidade poética" do filme. "Na intenção de incentivar uma nova geração que se lançou - e que torcemos para se lançar ainda mais no futuro - no Cinema", o prêmio foi para o curta de animação.

Confira a lista completa:

MOSTRA CEARÁ Melhor Filme: "Noite de Seresta", de Sávio Fernandes e Muniz Filho Melhor Atriz: Catarina Viana, de "As Incríveis Aventuras de um Casal Normal" Melhor Arte: Alunos do projeto animação ambiental/IMA sob a orientação da professora Analúcia Godoi, pelo filme "Vento Viajante" Melhor Roteiro: Luis André Araújo, Reginaldo Farias e Ythallo Rodrigues, pelo filme "Baile dos Reis" Prêmio do Júri da Crítica: "Vento Viajante"

MOSTRA NORDESTE Melhor Filme: "Os Últimos Românticos do Mundo", de Henrique Arruda Melhor Atriz: Wanderlândia Melo, de "A Barca" Melhor Arte: Carlota Pereira, pelo filme "Os Últimos Românticos do Mundo" Melhor Roteiro: Rodrigo Sena, pelo filme "A Tradicional Família Brasileira Katu"

* Com informações de O Povo