SAMU atendeu 1.050 vítimas de transtorno mental este ano
O número de pessoas com transtornos mentais atendidas este ano pelo Samu, em Maceió e Arapiraca, chega a 1.050 casos. O supervisor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Dárbio Alvim, explica que o socorro é geralmente de contenção das vítimas quando elas estão com algum tipo de transtorno mental grave, passando por momento de crise que coloca a própria vida ou a vida de outros em risco.
Dependendo da gravidade do paciente, o Samu envia uma ambulância para fazer a contenção e, em seguida, encaminhar a vítima ao Hospital Escola Portugal Ramalho, em Maceió, ou ao Instituto Teodoro Albuquerque, em Arapiraca, onde são atendidos os casos de urgência psiquiátrica. Dárbio Alvim disse também que existe a possibilidade de o encaminhamento ser feito para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
As ligações solicitando esse tipo de serviço pelo número 192 são constantes. Este ano o Samu já realizou 1.050 atendimentos psiquiátricos, sendo 641 pela Central Maceió e 409 através da Central Arapiraca. Os principais casos são de esquizofrenia, distúrbios psicóticos, dependência química e tentativa de suicídio.