Desafio realizado! Resta a pergunta: quem vestirá a saia?
O IBRAPE revelou ontem (25) após quase sete meses de governo a quanto anda a popularidade de Julio Cezar, o mais votado prefeito de Palmeira dos Índios de todos os tempos.
Julio Cezar que derrotou gregos e troianos na eleição de 2016 com 64% dos votos revela-se um ótimo prefeito para a população, pois, agora 67% do eleitorado aprova sua gestão, ou seja, mais do que no próprio pleito.
Apenas 28% dos entrevistados desaprovam o governo do jornalista Julio Cezar, justamente o percentual dado à oposição no pleito do ano passado. 5% não souberam ou não quiseram responder.
O índice da pesquisa revela que Julio Cezar se destaca entre os prefeitos alagoanos - com larga aprovação de sua administração - ao contrário da maioria que está mal avaliada.
Seu governo tem peculiaridades proeminentes, enfrenta a crise econômica com inovação, o que o leva a essa marca de satisfação popular. É marcado também nessa fase inicial pela recuperação da estrutura básica do município que estava abandonada (fato determinante para a votação esmagadora de Cézar na eleição passada).
E tome trabalho!
A repactuação de contratos realizados de forma desordenada e onerosa para o município gerando economia de forma direta aos cofres públicos; o pagamento da folha salarial no mês trabalhado; a reposição de lâmpadas na cidade que vivia às escuras; a luta contra a falta d'água (conseguiu em parceria com Renan Filho vários poços artesianos para a zona rural); o incentivo para grandes empresas se instalarem no município a exemplo do Unicompra e Lojas Americanas; a oferta de mais de 50 mil metros quadrados de terreno para outras empresas que queiram investir na cidade; o resgate da Cultura e do turismo com a realização de um carnaval muito animado; na Páscoa, o apoio à Encenação da Paixão de Cristo com atores locais e a festa de São João, inesquecível para muitos.
Além disso, ele luta pela recuperação de muitos equipamentos da prefeitura que estavam sucateados (e que ainda estão em fase de retomada) e a reforma das escolas e conserto dos ônibus para transporte dos estudantes.
Muitas ações pontuais também são relevantes e que seriam difíceis enumerá-las aqui neste post pelo volume realizado.
Mas nem tudo são flores ainda. Na Saúde, o gargalo de seu breve governo - uma herança terrível - aos poucos está sendo colocada em ordem.
Na UPA que causou transtornos seríssimos mas que fugia de sua alçada direta - após a instalação da secretaria na própria unidade de saúde com a titular da pasta Katia Born atendendo no local, as reclamações cessaram. Falta ainda resolver o problema do hospital Santa Rita, mas o "prefeito do povo", já garantiu que o próximo convênio só será assinado se a instituição abrir as portas para a usuário palmeirense - um verdadeiro clamor popular.
Na infraestrutura o prefeito Julio Cezar conseguiu retomar os projetos abandonados na gestão passada - um total de 23, segundo informações do secretário João Lessa, como a reurbanização do entorno do Cristo do Goití e a revitalização da Praça da Independência e Estação Ferroviária.
[caption id="attachment_186547" align="aligncenter" width="960"] Julio Cezar em mais uma assinatura de ordem de serviço para pavimentação de ruas[/caption]Não bastasse tudo isso, em meio a crise, com recursos próprios está pavimentando ruas em diversos bairros da cidade, a exemplo da Baixada Fluminense, São Francisco e Juca Sampaio, prometendo também ir ao Xucurús, Palmeira de Fora e Paraíso ainda este ano.
E essas últimas ações estão deixando membros da oposição com nervos em frangalhos, pois até desafio fizeram, dizendo que "vestiriam saia em plena Praça da Independência" caso o prefeito Julio Cezar conseguisse tirar do papel a pavimentação e drenagem de algumas ruas pela cidade.
Julio Cezar conseguiu esse feito em apenas sete meses e agora cabe a oposição cumprir a promessa. Resta saber o figurino: saia de escocês ou de baiana?