Projeto-piloto agiliza recuperação de paciente na UE do Agreste
A Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, está aliando um atendimento de qualidade com procedimentos que garantem maior agilidade e segurança na recuperação dos pacientes.
Por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), as ações do projeto-piloto foram iniciadas na UTI para, em seguida, serão estendidas a outros setores do estabelecimento público de saúde. De acordo com a coordenadora do NSP, enfermeira Elisângela Lira, todas as ações preventivas estão em conformidade com o que preconiza o Ministério da Saúde.
“Implantamos o núcleo em maio do ano passado, com várias reuniões setoriais e palestras de sensibilização e orientação a médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde”, revela a coordenadora, que conta em sua equipe com duas psicólogas, uma técnica de enfermagem e dois assistentes sociais.
“Com base na avaliação clínica de cada paciente, que pode estar com diabetes, hipertensão ou outra doença preexistente, a equipe faz todo o trabalho na prevenção de danos que possam atrasar o processo de recuperação rápida do paciente”, esclarece a enfermeira.