Renan Filho confirma instalação da Embrapa em Alagoas
25/02/2016 15h03
Implantação da Empraba no Estado possibilitará mais desenvolvimento e geração de emprego para o segmento. Foi importante o empenho da Ministra da Agricultura Katia Abreu que anunciou isso em janeiro dado em primeira mão pelo Blog do Bernardino
Pesquisadores locais devem apresentar um estudo preliminar para a implantação de uma unidade em Alagoas e que, até o mês de abril, o projeto será consolidado.
O governador Renan Filho, acompanhado do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, reuniu-se nesta quinta-feira (18), com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e adiantou que até o dia 15 de março os pesquisadores locais devem apresentar um estudo preliminar para a implantação de uma unidade em Alagoas e que, até o mês de abril, o projeto será consolidado.
O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, durante uma reunião, em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff e representantes do setor empresarial de Alagoas, no mês de novembro de 2015. De acordo com Renan Filho, após o perfil, local, nomenclatura oficial da Embrapa, unidade Alagoas serem definidos, o conselho federal da Empresa vai analisar e com a aprovação do mesmo, será iniciada a construção da estrutura física.
“A chegada da Embrapa em Alagoas é a concretização de uma demanda antiga e vai garantir um salto em ciência, tecnologia, inovação e condições para elevarmos a produtividade do campo. Garantindo, assim, mais emprego, desenvolvimento e melhor distribuição de renda, já que a agricultura é uma das nossas principais vocações”, explicou o governador.
Segundo o pesquisador da Embrapa, João Flávio Veloso, a proximidade com o Governo do Estado é fundamental para consolidarmos uma proposta coletiva, porque é necessário escutar as demandas e entender como Alagoas funciona.
“A partir daí vamos construir uma proposta de futuro, uma parcela de contribuição ao desenvolvimento de Alagoas. Estamos com a previsão de trabalharmos o mais rápido possível, para que avancemos nas etapas, até a concretização. Estamos analisando ainda, o melhor local, para que a sede seja construída, com o objetivo de agregar um ponto estratégico para a locomoção dos cientistas e demais profissionais, que aqui irão trabalhar”, ressaltou o pesquisador.
Expectativas
O secretário Álvaro Vasconcelos, adianta que a maior finalidade da instalação da Embrapa em Alagoas é fortalecer a agricultura familiar, por meio da fruticultura, horticultura e tubérculos. “A empresa vai fazer com que a agricultura familiar melhore a produção e a sua produtividade, através dos melhoramentos genéticos que a Embrapa vai desenvolver no Estado”, disse Vasconcelos.
O gestor da Seagri adianta também, que já existe um provável nome, para a unidade local. “Sempre baseado no que vamos ouvir dos setores produtivos. É possível que ela seja denominada de Embrapa Alimentos Funcionais, Aromas e Sabores”, completou o secretário.