Para evitar vaias, boneco de Dilma fica mais uma vez fora do desfile em Olinda
Com popularidade em baixa, o boneco da presidente Dilma ficará de fora do Carnaval de 2016
Com o intuito de evitar vaias, o boneco gigante da presidente Dilma Rousseff ficará de fora, mais uma vez, do desfile dos tradicionais calungas que percorre as ruas de Olinda, na segunda-feira de Carnaval (7). A réplica da petista também não desfilou em 2015.
“No desfile de 2014, o boneco dela [Dilma] foi muito vaiado, por isso preferi não colocar o calunga no ano passado e mantive a decisão também em 2016. Como o Carnaval é um momento de alegria, preferi que a réplica não saísse na Apoteose dos Bonecos Gigantes para evitar constrangimentos”, disse o produtor cultural Leandro Castro, organizador do desfile.
De acordo com Leandro, nenhum outro boneco foi retirado por esse motivo. “O boneco do Lula e o do Fernando Henrique, por exemplo, saíram do desfile quando seus mandatos chegaram ao fim, mas o de Dilma saiu realmente pelo clima chato que ficou em 2014 quando vaias foram ouvidas durante o desfile”, explicou o produtor.
Mesmo sem a presidente, personalidades como Ariano Suassuna, Chaves, os Beatles, Dick Vigarista, Darth Vader e mestre Yoda do “Star Wars” participam do desfile. Veteranos como Lampião, Pelé, Alceu Valença, Bob Marley e Joaquim Barbosa também marcam presença, na apoteose que reúne mais de 60 personagens em um desfile pelas ladeiras da cidade.
Outra atração do desfile é o boneco do jogador Mauro Shampoo, ex-atacante do Ibis Sport Club, time de Paulista (PE) que se consagrou como o pior time do mundo.
Lava Jato na folia O agente da Polícia Federal, Newton Ishii, o “japonês da Federal” também será um boneco do Carnaval de Olinda. O comando da PF aceitou pedido da Embaixada Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda para confeccionar um boneco gigante do policial, que ganhou fama por recepcionar todos os presos da Operação Lava Jato na superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
O boneco do juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, também já está pronto para desfilar nas ladeiras de Olinda em 2016.bonecos_carnaval
Quando montados, os bonecos medem mais de 4 metros de altura e pesam mais de 20 kg. Eles são manipulados por moradores de Olinda e acompanhados por uma orquestra local de frevo. Leandro também disse que está cada vez mais difícil manter a tradição pela dificuldade de reunir uma quantidade suficiente de pessoas que estejam dispostas a carregar os calungas.
O desfile desta segunda foi organizado pelo empresário Leandro Bezerra de Castro, da Embaixada dos Bonecos Gigantes, que realiza seu oitavo Carnaval. Mas a tradição é muito mais antiga. Em 2016, serão 80 bonecos gigantes concentrados no Alto da Sé e o desfile percorre o Sitio Histórico de Olinda, ao som da Orquestra de Frevo de Pernambuco.