Célia Rocha não desistirá da reeleição
O vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes (PMDB), assume interinamente a prefeitura da cidade pelos próximos 30 dias a partir de hoje, tendo como prioridade a continuidade da agenda de trabalho da prefeita Célia Rocha que se afasta em férias. Célia vai aproveitar esse período para exames médicos de rotina e descanso da política, e se preparar para enfrentar, esse ano, mais uma disputa eleitoral. Engana-se quem pensa que a prefeita vai desistir de tentar a reeleição.
Conversei com a prefeita Célia Rocha, ontem, em Arapiraca. Por ora, a sua preocupação é vencer as dificuldades da crise no município.
Como a grande maioria dos prefeitos e governadores brasileiros, Célia também se queixou dos poucos recursos chegados e das sequelas provocadas na arrecadação municipal com a economia em desalinho, porém, está convencida de que tem conseguido fazer, de um limão, uma boa limonada. Como exemplo, ela citou que das 50 cidades brasileiras que mais geram empregos em 2015, Arapiraca ficou na quarta colocação com 2.076 postos de trabalhos criados, sendo ainda o município que mais abriu vagas no estado.
Célia me disse que tem trabalhado muito para que nada seja paralisado no município, nem obras de infraestrutura, nem programas sociais. Ela vive diariamente o dilema da “escolha de Sofia”. Ou seja, no cobertor curto, é tentar visualizar onde faz mais frio. Porém, me garantiu que enfrentar desafios sempre esteve na sua agenda de vida e que não pense os opositores que ela esmoreceu na gestão ou, muito menos, no enfrentamento aos palanques eleitorais agora em 2016.
Há cerca de um ano que a Oposição em Arapiraca tenta se estruturar para enfrentar a reeleição da prefeita. Nomes não faltam, a grande maioria já experimentada em votos e, alguns, como o caso do ex-deputado Rogério Teófilo, com trajetória política consolidada. Até agora, entre os nomes especulados, além de Rogério, estão os deputados estaduais Tarcizo Freire e Ricardo Nezinho, a vereadora Aurélia Fernandes, e os empresários Adoniran Guerra e Ricardo Barreto.
Se a Oposição decidir sair unida, será mais difícil para Célia Rocha, mas por ora o grupo ainda não chegou a um consenso.
Em tempo: Tarcizo é da base política do governador Renan Filho, que apoia a reeleição da prefeita Célia Rocha. A vereadora Aurélia, apesar de ter anunciado, ainda não deixou o PMDB, partido do vice-prefeito Yale Fernandes. Nezinho também soma no grupo político do vice-governador, Luciano Barbosa, outro apoiador de Célia.
Ou seja, há mais mistérios na política do que pode imaginar a nossa vã filosofia. A propósito, em três anos de mandato como vice-prefeito, essa é a primeira vez que Yale assume oficialmente o cargo de prefeito.
Texto: Eliane Aquino