Rompimento de cabo de 69kV deixa litoral norte sem energia
Um cabo 69Kv entre Matriz de Camaragibe e Porto Calvo rompeu deixando o segundo maior polo turisitico do estado de Alagoas há cerca de 12 horas sem energia elétrica em plena temporada com todos setor hoteleiro 100% de ocupação. Desde das 18hs30m da sexta feira dia primeiro, deixando todo o setor hoteleiro com 100% de ocupação de toda região acumulando um prejuizo por conta da interrupção do potencial energetico.
A região vive momento o tempo da idade da pedra: luz de candieiro e vela.
O blog do Bernardino, entrou em contato com Gerson Sampaio, eletricitário da extinta Ceal que conheço e já trabalho na região. Segundo ele, "não é facil não o problema da linha 69Kv."
- "Conheço essa linha e ela atravessa vários trechos de difícil acesso. Se foi um cabo que caiu, vamos rezar que o acesso seja bom e além do mais, tem que ver o tipo de ruptura afetou o trecho caído e o vão se é ou não plano, pois se perfil complica mais ainda por causa do esticamento do cabo. Se não for besteirinha mesmo, é bom contar que só hoje(sábado) mesmo, é que o serviço ficará pronto", pontou Sampaio.
Segundo ele,"o pior é que essa Linha também alimenta a SE Maragogi, neste caso, afetou Japaratinga e Maragogi.
Após a abertura de diversos chamados, segundo o jornalista Cadu Epifânio a Distribuidora de Alagoas, a Eletrobras, a resposta que se obtém é que não há previsão de retorno à normalidade.
Além do desconforto, armazanamento de alimentos, desistências e o desistímulo ao destino tem preocupado hoteleiros da região, que comemorava um sucesso absoluto do início do ano com todos hoteis e pousadas lotados, que agora estão na penumbra, sem perspectiva de resolução do problema.
Em São Miguel dos Milagres valeu a criatividade do empresário Gilson Machado Neto que tinha estocado um candieiro a luz de vela e foi logo destribuido aos hospédes.
O importante é que falta investimento no setor elétrico em todo o estado de Alagoas com a empresa passando uma série de dificuldade financeira devido calote dos consumidores, inclusive de prefeitos.
Fala-se, segundo informação do jonalista Mozart Luna em fevereiro Alagoas ganhará uma moderna fábrica de placas a Pure e Energy.
Já o Hotel Grand Occa adquiriu um moinho para gerar energia éolica. Um investimento de R$ 1 milhão e 400 mil.