
Biu de Lira fala sobre a violência no País
O senador Benedito de Lira (PP-AL) fez nesta quinta-feira (2 de julho) um dos mais contundentes pronunciamentos sobre a violência no País, particularmente no Estado de Alagoas.
Lembrou que Maceió sofreu dias de pânico há cerca de duas semanas com cenas que já aterrorizaram Santa Catarina, Maranhão e Rio de Janeiro.Bandidos incendiaram ônibus com passageiros no Mutange, na Ponta Grossa e em outros bairros da capital alagoana.
As ordens do ataque vieram de dentro dos presídios Ciridião Durval e Baldomero Cavalcante. A prisão dos suspeitos confirmou a conexão com o crime organizado e o tráfico de drogas.
Alagoas tem sido destaque nas estatísticas da violência no País - 55 homicídios por 100 mil habitantes, superior à média nacional que é de 21,9. O indicador é mais dramático para a população jovem – média de 123,6 homicídios para cada 100 mil habitantes, disse o senador alagoano.
Para ele, a violência estabeleceu raízes profundas no Brasil. O crime arregimenta legião de deserdados sociais, movimenta valores astronômicos, por meio da sua associação com o tráfico e os crimes contra a propriedade, e impacta as hierarquias sociais, particularmente nas comunidades menos assistidas, onde o marginal se torna referência perversa para uma juventude desprovida de oportunidades de ascensão socioeconômica.