Carnaval de Olinda sem Eduardo Campos e sem Ariano
Esse é o primeiro ano que a gente está aqui sem a companhia de Ariano, sem a companhia de Eduardo. A gente que perdeu Salu há alguns anos atrás… Mas eu fico feliz de ver esse palco cheio de gente que tem a responsabilidade de tocar adiante o legado que Eduardo Campos e Ariano Suassuna deixaram para nós”, disse prefeito alagoano Renildo Calheiros, no discurso.
O gosto de Eduardo pelo Carnaval foi lembrado por Paulo Câmara. “Ele era um grande folião. Independente de ser governador, ele gostava muito do Carnaval, das expressões artísticas do Carnaval”, afirmou o Renildo
“Ele fazia questão de vir a esse encontro aqui porque acreditava na manutenção das raízes do maracatu de baque solto”, completou.
Para o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), as mortes de Eduardo e do escritor Ariano Suassuna fizeram de 2014 um ano com grande prejuízo para a cultura pernambucana.
“Toda segunda-feira a gente estava aqui com o governador Eduardo Campos. Assistia todo esse desfile do maracatu rural. Depois, a gente subia aqui [na Casa da Rabeca] para comer essa buchada e tomar uma Pitú gelada. Isso faz parte da tradição”, afirmou, logo após o brinde.
Ao caminhar pelo local, Paulo Câmara repetiu um gesto que já havia feito durante o desfile do Galo da Madrugada e cumprimentou os policiais militares que encontrou pelo caminho. A categoria havia ameaçado entrar em greve durante o Carnaval.
Também marcaram presença a deputada federal Luciana Santos (PCdoB); o vice-governador Raul Henry (PMDB) e outros políticos da Frente Popular. O destaque foi pela primeira vez, que o ministro do Turismo, Vinicius Lages se deslocou para assistir os bonecos de Olinda ao lado do Renildo. Ele passou o dia em Olinda depois retornou a Brasilia. Antes desfilou no Galo da Madrugada no sábado e esteve em Maceió prestigiando o Pinto da Madrugada na prévia de carnaval.,
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados