O Governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, participa nesta segunda-feira, 18, do encontro Federação Já, Poços de Caldas +30 – em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais com mais sete do PSDB, entre eles, Geraldo Alckmin (SP), Antonio Anastasia (MG), Beto Richa (PR), Marconi Perillo (GO), Simão Jatene (PA), José de Anchieta Jr. (RR) e Siqueira Campos (TO).
[caption id="attachment_7991" align="alignright" width="297"] Aécio, Teotônio e FHC[/caption]
O encontro tucano defende mais autonomia para os estados e municípios e o fortalecimento da federação.
Teotonio Vilela afirmou que os princípios da democracia e da federação precisam ser fortalecidos. “Nós, do PSDB, temos a obrigação de oferecer [à população e ao país] um projeto que contemple a federação”, disse. A convocação para o encontro foi feita pelo presidente do partido, o senador Aécio Neves e além dos governadores, também conta com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Em entrevista coletiva que antecedeu o encontro, Aécio destacou a importância de defender a unidade e o equilíbrio federativos. “O Brasil caminha quase que para se tornar um Estado unitário”, afirmou. “Federação é apenas uma palavra solta em um papel”, acrescentou.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lembrou que há duas décadas, em Poços de Caldas, foi lançada a moeda do Real, dando início ao conjunto de reformas que pôs fim à hiperinflação que atingia o país, deu estabilidade à economia e estabeleceu os pilares econômicos do país. Emocionado, o ex-presidente destacou a necessidade de reforçar o compromisso pela defesa da democracia. “A luta agora é de mais democracia”, afirmou.
“O Brasil cansou de um governo que só olha para si”, disse FHC.