[caption id="attachment_7695" align="alignright" width="274"] Beneficiários do Bolsa Família[/caption]
Em seus 10 anos de Programa, o Bolsa Família acaba de bater o recorde de 90,8% em acompanhamento de estudantes com frequência escolar registrada. Só em Alagoas cinco municípios atingiram 100% da condicionalidade exigida pelo Bolsa Família na área de educação escolar, reflexo da ação entre os Governos Federal e Estadual na garantia de seguridade social.
No Brasil, 17,5 milhões dos beneficiários estão na escola. A região Norte e Nordeste destacaram-se com os maiores índices de frequência do país, que alcançou a taxa de 94,4%. Nesse sentido, Alagoas firma-se com 97,1% no registro de acompanhamento, marca alcançada com êxito pelo Estado, que tem o Bolsa Família como um dos maiores facilitadores de recursos no campo educacional, social e de saúde.
Os municípios alagoanos Olho D’água Das Flores, Olho D’água do Casado, Matriz de Camaragibe, Marechal Deodoro e Campestre cumpriram com excelência uma das condicionalidades determinadas pelo Programa, ao atingirem 100% da frequência escolar. O monitoramento é feito a cada dois meses pelo Ministério da Educação, com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com as áreas de educação dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.
O Programa Bolsa Família consolida-se como grande transformador social, cujo sucesso está vinculado, sobretudo, ao cumprimento de compromisso nas áreas de educação e saúde. Para receber os benefícios, os núcleos familiares que participam do Programa, devem ter seus filhos matriculados na escola pública e manter a frequência escolar mínima de 85% para os estudantes de 6 a 15 anos e de 75% para aqueles com idade entre 16 e 17 anos.
Premiação
Como resultado de seu progressivo desempenho, o Programa Bolsa Família recebeu nesta quarta-feira (12), o I Prêmio por Desempenho Extraordinário em Seguridade Social concedido pela Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA). A entrega do prêmio foi realizada em Doha, no Catar, com o objetivo de prestigiar as entidades ou programas que tenham feito contribuições significativas para promoção e desenvolvimento da seguridade social, em nível nacional e internacional.