sábado, 22 de Janeiro de 2022

Blogs

Festival de Cultura Nerd de Alagoas atraiu milhares de pessoas do estado inteiro

Aconteceu, neste último final de semana, dias 30 e 31 de outubro, o FESTIVAL DE CULTURA NERD DE ALAGOAS, e foi movimentadíssimo para um nicho que, não só está em ascendência, como também, está cumprindo uma missão – a de levar a CULTURA POP – cultura nerd, geek e pop, para todos os cantos do mundo. E, desde aquele 25 de maio de 1977, quando estreou o episódio IV de Star Wars, Uma Nova Esperança, esta data passou a ser comemorada com o DIA DO ORGULHO NERD, a Cultura Nerd não parou mais de crescer. Ganhando contornos cada vez mais dinâmicos, inclusivos e, porque não, astronômicos, já que um mercado inteiro investe massivamente nessa galera.

O Presidente da Associação Alagoana da Cultura Nerd (AACN), Jerfferson Diniz, um grande entusiasta da Cultura Nerd, vem divulgando e expandindo os trabalhos da Associação. Para termos uma ideia da grandiosidade do evento, a Praça Multieventos na praia da Pajuçara, em Maceió, lotou, com milhares de nerds, geeks e simpatizantes da Cultura Pop. E, pela primeira vez, o Evento foi totalmente gratuito. Com o apoio de patrocinadores e da Secretaria Municipal de Cultura de Maceió. A estrutura foi enorme: conta Jerfferson Diniz “trouxemos uma estrutura semelhante as realizadas para o réveillon”, com palcos, tendas, cabines de entrevista, tudo conectado. Com estandes variados: Beco dos Artistas, onde podia-se comprar/apreciar desenhos, camisas, action figure, e uma quantidade enorme de souvenirs variados. Mas teve também espaço para jogos eletrônicos, RPG. A ideia era a difusão de trabalhos, buscando uma convergência cultural nunca antes vista em Alagoas.

No palco principal, atrações de renome nacional também se apresentaram, levando o público ao delírio. Com enquetes, danças, competições de Cosplays, dança (K-pop). Era a galera jovem mostrando sua criatividade e performance. Dezenas de Cosplayers, de todo Estado, puderam mostrar o quanto que a Cultura Nerd, além de pacífica, antenada, crítica e solidária, manja de muita criatividade.

O envolvimento dos poderes públicos no evento é de tirar o chapéu… A Secretária Municipal de Cultura de Maceió, Mirian Monte, apareceu no evento, fantasiada da personagem animada dos anos 80’s, SHE-HA. E foi uma das atrações nos Cosplays. Maceió está na vanguarda cultural nesta categoria, pois, desde 2020, se comemora o “Dia Municipal da Cultura Nerd” na capital alagoana.

O projeto foi apresentado ao vereador Cleber Costa pelo Presidente da Associação Alagoana de RPG, Jefferson Diniz, que convidou o político para acompanhar diversos eventos que vinham sendo realizados em Maceió. Comemorado no segundo domingo do mês de julho. O dia é dedicado totalmente a realizações de eventos culturais do meio ‘Nerd’. A data foi incluída no Calendário Oficial de Maceió e foi escolhida em conjunto com diversos grupos Nerds no estado. Investindo em atrações culturais para o público jovem, aproximando os responsáveis pela realização de eventos do segmento e o poder público.

Mas talvez, o grande feito desse evento, foi o de acabar com o pensamento provinciano, que ainda permeia alguns círculos culturais, qual seja, o de pensar num interior “atrasado”. Desde cedo, a AACN expandiu os horizontes, buscando parcerias em cidades como São Miguel dos Campos, Arapiraca, Palmeira dos Índios, entre outras. Ou seja, não se limitou à região metropolitana. Está dando o exemplo e mostrando o quanto que em outras cidades, a Cultura Nerd, também é profícua. Pois um número enorme de Criadores de Conteúdo de Cultura Pop, se inscreveram nos editais e participaram do evento. Mais uma vez, os Nerds, mostraram que, não são mais aquele estereótipo dos filmes dos anos 80’s… Este novo nicho cultural está dizendo a que veio. Provando que, investir nessa galera, o retorno é garantido.

“Ser Nerd hoje, passou a ser sinônimo de competência, qualidade, antenado. Isto é, cada vez mais vemos os espaços, nos negócios, nas redes sociais, sendo ocupados por uma galera que já mostrou do que é capaz, mas quer muito mais. E não vai parar…  Porque o mundo é dos NERDS.”

Compartilhe:

1 Comentário

  • Cícero disse:

    Linda matéria e o evento foi maravilhoso para o primeiro em Alagoas realizado pela AACN e patrocínio da prefeitura, que esse evento seja o impulsor para os próximos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *