domingo, 25 de julho de 2021

Blogs

Encontro entre HH, Lessa e Cabral teve ‘cafezinho’ com sabor de 2020

Desde que foi postado, nas redes sociais, o registro de uma foto entre o ex-deputado federal Ronaldo Lessa (PDT), ex-deputado estadual Judson Cabral (PDT) e ex-senadora Heloísa Helena (Rede), o Blog Kléverson Levy recebeu a missão de apurar sobre o encontro ocorrido na última quarta-feira, 14. 

Alguns leitores questionaram, inclusive, se o ‘cafezinho’ das três lideranças políticas de Alagoas estaria sendo servido com o sabor de união e vistas ao pleito de 2020 em Maceió. 

Entretanto, o que o Blog conseguiu apurar é que – desde sempre – HH, Cabral e Lessa se encontram para debater sobre os assuntos políticos e a situação política no Brasil e, obviamente, em Alagoas. 

Tanto Lessa, Cabral e HH estão sem mandatos eletivos já que foram ‘engolidos’ – no bom sentido – pela urnas de 2018. 

Os três, portanto, são amigos e tiveram juntos grandes conquistas na política alagoana em pleitos de outrora. Apesar de estarem em palanques diferentes, por diversas eleições e, em consequências das questões políticas, HH, Judson e Lessa nunca deixaram que a tal política dividisse a amizade dos tempos de militância no estado. 

Entretanto, a foto publicada pelo ex-deputado federal não só atenta para uma eventual aliança política no próximo ano, mas para fazer um registro que veio rememorar vitórias belíssimas no passado e que nos dias atuais faz falta no meio da atual política alagoana. 

Sobre o encontro da foto, Ronaldo Lessa escreveu: “Um final de tarde agradável na companhia de Judson Cabral e Heloísa Helena. Conversamos sobre Alagoas e os rumos políticos do país. Outros encontros virão”. 

 

Histórico do passado

 

Foi precisamente em 1992, na eleição daquele ano, que Ronaldo Lessa e Heloísa Helena, respectivamente, candidatos a prefeito e vice-prefeita, foram eleitos derrotando – à época-  o então senador Téo Vilela (PSDB).

Lessa e HH, candidatos de esquerda, venceram o pleito contra a oligarquia e a elite que apostava na vitória de Vilela. Anos se passaram, Ronaldo continuou na Prefeitura e HH foi eleita deputada estadual em 1994.

O reencontro vitorioso da dupla Lessa e HH aconteceu anos depois, ou seja, no pleito de 1998. À época, mais uma vez, a esquerda se uniu para derrotar as oligarquias políticas do estado de Alagoas e os velhos coronéis que dominavam os municípios. Naquele ano, Alagoas se libertou – novamente – das mãos da elite que comandava com ‘mão de ferro’ a terra dos marechais. Heloísa, eleita senadora da República e, Ronaldo, foi governador e reeleito depois.

Portanto, o Blog Kléverson Levy descreve apenas um pouco da história política da década de 90 que está registrada – de fato – nos anais e livros sobre a política alagoana.

Todavia, o desfecho com o resumo dos acontecimentos citados acima se deve ao presente que pode voltar a relembrar o passado. Tanto que o próprio Ronaldo Lessa postou na sequência, em suas redes sociais, uma outra foto em que reviveu a vitória da dupla à Prefeitura de Maceió. .

“No final da tarde de quarta-feira tomei café com Heloísa Helena e Judson Cabral. Hoje não pude deixar de registrar o início de uma vitoriosa amizade política. Chegamos juntos à prefeitura de Maceió em 1992. Uma gestão que teve o reconhecimento da sociedade.#tbt #pdt #pdtmaceio #pdtalagoas#pdtemacao #maceio #alagoas #brasil“, escreveu Ronaldo.

Conclusão!

Blog Kléverson Levy ouviu de algumas pessoas próximas do trio que o encontro nada mais foi uma reunião de fim de tarde regado ao ‘cafezinho’. Porém, uma união política – repetindo o cenário da década de 90 – não seria descartada para 2020.

Afinal, HH, Judson e Lessa são três nomes que a política alagoana não pode esquecer e, muito menos, apagar da história.

2020, é uma nova história!

#VidaQueSegue

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *