sábado, 22 de Janeiro de 2022

Blogs

Eleição para OAB em Palmeira dos Índios promete ser uma das mais disputadas da história

Há tempos que as eleições para a Presidência da 3ª Subseção da OAB, em Palmeira dos Índios, não chamavam tanta atenção. E, não raro, passava despercebida, até mesmo nos veículos de comunicação, ficando a cargo dos mesmos, apenas a divulgação do resultado. Dessa vez, promete ser bem mais agitada, já que, a situação, que busca a reeleição, terá que enfrentar um grupo de Jovens Advogados que têm por lema: RENOVAR É A ORDEM.

“Estamos vivendo um período eleitoral para escolha da Nova Gestão da OAB/AL, já tendo sido publicado o Edital e definido que as Eleições ocorrerão no dia 19 de novembro de 2021, simultaneamente na Capital e nas cidades do interior que são sedes de Subseções. A 3ª Subseção, que possui sede em Palmeira dos Índios/AL, apresenta competência territorial sobre 13 Cidades circunvizinhas”, destaca os representantes da chapa de oposição.

Eles escolheram “Renovar” como sendo a palavra de “ordem”, mas nem por isso a CHAPA 2 se auto-intitula como a “salvadora da pátria”. Ao contrário, chama a todas e todos que fazem parte da Advocacia, Sociedade Civil Organizada, Entidades e cidadãos da região, para dialogar e construir um ambiente de maior importância para a classe dos advogados e para a sociedade.

Visando a construção de ações alinhadas às reais necessidades em nossa região, a CHAPA 2 afirma que a ideia de formação do grupo surgiu de maneira natural. Uma das principais queixas da classe e que a Chapa pretende lutar em favor é a necessidade de maior autonomia para a Subseção, atualmente inexistente. Apesar de vários esforços feitos no passado, a entidade em Palmeira dos Índios ainda depende das decisões, em especial financeiras, oriundas da direção estadual, as quais, não raras vezes, destoa das necessidades e anseios locais. É, então, na busca dessa autonomia tão almejada e de uma OAB atuante, pujante, livre de interferências políticas e verdadeiramente RENOVADA, que a “Chapa 2” apresenta uma composição totalmente nova: para presidente, por exemplo, a Chapa apresenta o nome do jovem advogado Marcos Gama, que é o único que atualmente participa da diretoria, mas nunca exerceu a Presidência. Os advogados integrantes desse grupo plural conceberam uma CHAPA que não apenas atendesse às expectativas de uma OAB RENOVADA, mas também, com REPRESENTATIVIDADE, de gênero e etnia, desde a presidência – com novos rostos. A pretensão é que a onda de renovação também se apresente na composição das Comissões a serem empossadas em janeiro/2022, proporcionando mudanças estruturais e comportamentais e concedendo visibilidade, competências e autonomia às pessoas que atuam nas diversas áreas de conhecimento jurídico e práticas advocatícias, dando espaço a quem se interessar, independentemente de bandeira levantada no atual processo eletivo. Dessa forma, a CHAPA 2, imbuída da responsabilidade de uma verdadeira mudança em Palmeira dos Índios e região, LANÇA-SE, pela primeira vez, ao pleito.

Em entrevista ao colunista da Tribuna do Sertão, a CHAPA 2, disse o seguinte:

“O grupo é intitulado como RENOVAR É A ORDEM! Após realizar diversas reuniões, ouvindo, dialogando e construindo, sempre de forma COLETIVA, propostas com as colegas Advogadas e os colegas Advogados, foi identificado que eles se mostram inconformados com a atual situação à qual foi submetida a classe local dos advogados, fomentando o interesse no lançamento de uma CHAPA diferente das que se apresentavam até então, que tem como premissas a busca de uma Subseção FORTE, INDEPENDENTE, ALTIVA, COMBATIVA, INCLUSIVA, PLURAL, PARTICIPATIVA, de todas e todos.”

Sendo assim, a CHAPA 2 é composta pelos seguintes postulantes:

Presidente: Marcos Gama

Vice-presidente: Leila Passos

Tesoureiro: Leonardo Cordeiro

Secretária Geral: Natália Carine

Secretário Adjunto: Nubia de Lima

Também fazem parte do grupo, a Advogada Jasmin De Taddeo e o Advogado Felipe Medeiros, representando a Advocacia Jovem, bem como integram o grupo os advogados Isloany Nogueira, Jailson Costa e o professor e também advogado José Aílton Junior, além de contar com o importante apoio de dois dos ex-Presidentes da 3ª Subseção: Dr. Lutero Gomes Beleza e Dr. Klenaldo Oliveira.

A CHAPA 2 está alinhada, à nível estadual, com a Chapa 2 – “OAB Arretada”, que conta com os candidatos Vagner Paes e Natália Von Sohsten. Paes tem constantemente afirmado que: “A OAB não pode ser morada eterna…” Nesta perspectiva, ela se coaduna com a pretensão formulada pela Chapa local, capitaneada pelos advogados Marcos Gama e Leila Passos, que se demonstra na necessidade de oxigenação da OAB, em todos os seus âmbitos, enquanto a principal Instituição de Defesa dos Direitos do País. A chapa guiada por Vagner e Natália tem o espírito e a força do novo, pretendendo que esses novos ares se espraiem por todo o Estado de Alagoas, incluindo a dinamização de gestão e o fortalecimento da autonomia de todas as Subseções.

Com o foco em todas essas mudanças a advogada Jasmin De-Taddeo, uma das integrantes do grupo, reforça, ainda, a necessidade de uma OAB SOCIAL, que resgate a sua função perante a sociedade nas áreas da educação, saúde, gestão municipal, gerando uma aproximação da sociedade e OAB como um todo, afastando estigma elitista que, infelizmente, ainda paira sob a instituição.

“A OAB precisa voltar às suas origens, na defesa do advogado e da sociedade, de maneira democrática, sem ataques pessoais ou partidários. Para isso, pretendendo realizar uma campanha propositiva, informando e divulgando nossas propostas”. Até porque, UNIR FAZ BEM E RENOVAR É A ORDEM”, afirmou Marcos Gama.

Seguem abaixo algumas das Propostas encabeçadas pela CHAPA 2 da 3ª Subseção Palmeira dos Índios:

 

15 PRIMEIRAS PROPOSTAS:

  1. Pleitear junto a Seccional a criação da Diretoria Regional de Prerrogativas, dotando-a de autonomia financeira, a fim de dar celeridade e pronto atendimento aos advogados que dela necessitarem.
  2. Programa “OAB Transparente” Restaurar a transparência da gestão, com a divulgação das prestações de contas mensais dos recursos recebidos e utilizados pela Subseção.
  3. Instalar um estúdio de áudio e vídeo, dentro da Subseção, para auxiliar os advogados que pretendam gravar vídeos informativos e acadêmicos, observados os parâmetros recentemente estabelecidos pelo Conselho Federal referentes à publicidade.
  4. Instituir um Diretório de Oportunidades com Banco de Currículos e do programa “Meu Tutor”, onde jovens advogados poderão ter acesso ao dia-a-dia da advocacia na prática com escritórios veteranos da cidade de Palmeira dos Índios e região.
  5. “OAB Mulher” Incentivar e valorizar a participação ativa da mulher advogada nos órgãos de classe.
  6. Programa “Escritório formalizado” para auxiliar os advogados para a formalização dos seus escritórios, incluindo parcerias e convênios com escritórios contábeis para direcionamento e assessoria sobre gestão financeira, contábil e contribuição previdenciária.
  7. Retomar a gestão participativa, com as reuniões mensais da Diretoria, com prévia divulgação de pauta e transmissão online por teleconferência, visando a participação de todos os advogados da região.
  8. Buscar apoio junto a Seccional e a CAA/OAB para a aquisição de terreno e construção do “Clube do Advogado”, com espaço destinado ao lazer, descontração e interação dos profissionais e familiares, contando com piscina, quadra poliesportiva e salão de festas.
  9. Criação do conselho regional da OAB na subseção Palmeira dos Índios, fomentando a participação dos(as) advogados(as) nas discussões do interesse da classe.
  10. Criar o programa “Meu Primeiro Escritório”, pleiteando junto a CAA/OAB, a formalização de convênios com instituições bancárias e cooperativas visando margens de financiamento e redução de taxas para pequenos escritórios.
  11. Estimular a integração em todos os segmentos da Ordem, com participação ativa em todas as Comissões, priorizando, para os cargos de presidente de comissão, a apresentação de projetos e propostas de atuação e implementação.
  12. Apoiar a inserção tecnológica do advogado não familiarizado nas novas tecnologias e nas audiências telepresenciais, bem como apoiar os novos advogados para facilitar o acesso aos sistemas do Poder Judiciário e o uso da certificação digital.
  13. Inaugurar o programa “OAB nas Faculdades”, com a promoção de cursos e palestras pela Comissão da Jovem Advocacia, no ambiente acadêmico aos estudantes de Direito, incentivando os estudantes a se interessarem pela Advocacia.
  14. Criar o programa “OAB Social”, onde buscaremos, com a credibilidade que goza nossa instituição, participar e colaborar ativamente nos projetos sociais desenvolvidos nos municípios das comarcas que abrangem nossa subseção, pelas entidades religiosas, instituições filantrópicas e sociedade civil organizada.
  15. Criar o programa “OAB Saúde”, promovendo campanhas de conscientização e prevenção de doenças, através de parcerias com órgãos de saúde locais (público e privado), bem como incentivar a prática esportiva como elemento de cuidado à saúde.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *