Alagoas

Corpo de Bombeiros de Alagoas capacita 24 militares em salvamento veicular

A formação prepara os bombeiros para atuar em ocorrências que exigem agilidade, precisão técnica e integração entre as equipes

Agência Alagoas 29/10/2026
Corpo de Bombeiros de Alagoas capacita 24 militares em salvamento veicular
Bombeiros de Alagoas concluem treinamento em salvamento veicular, aumentando a segurança nas ocorrências. - Foto: Ascom CBMAL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) concluiu, na manhã desta quinta-feira (29), a formação de 24 militares no Curso de Salvamento Veicular Leve (CSV-L). A cerimônia de encerramento ocorreu no Batalhão de Incêndio da corporação, no bairro Santos Dumont, em Maceió.

O curso tem como objetivo aprimorar as técnicas de atendimento a acidentes de trânsito, especialmente em situações que exigem a retirada de vítimas presas às ferragens. A capacitação abrange desde o desencarceramento até a remoção segura dos ocupantes do veículo, permitindo a continuidade dos procedimentos de atendimento pré-hospitalar e transporte para unidades de saúde.

Desafio estadual

Como etapa final de avaliação, os participantes disputaram o primeiro Desafio Estadual de Salvamento Veicular, realizado durante o encerramento da formação. A atividade permitiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos, com foco na eficiência das operações, no trabalho em equipe e na tomada de decisões sob pressão.

De acordo com o coordenador do curso, tenente-coronel Brandão, o desafio contribui para aperfeiçoar as técnicas utilizadas pelas equipes de resgate.

“Com o desafio de salvamento veicular, os militares podem treinar, testar suas habilidades e capacidades para aprimorar o atendimento. Dessa forma, desenvolvemos técnicas que tornam o salvamento mais eficiente e ampliamos a capacitação das nossas guarnições”, afirmou.

A avaliação contou com três profissionais convidados: o coronel da reserva remunerada Rodrigues e o major Leandro, ambos de São Paulo, além da tenente Aline, do Amapá.

A formação prepara os bombeiros para atuar em ocorrências que exigem agilidade, precisão técnica e integração entre as equipes. O treinamento também busca reduzir o tempo de resposta e aumentar a segurança das vítimas e dos profissionais envolvidos no resgate.

A solenidade contou ainda com a presença do coordenador do Samu, médico Mac Douglas; do diretor de Apoio Logístico do CBMAL, coronel Pedro Henrique; do representante do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ednaldo Alves; e do subcomandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), major Bispo, que representou o comandante da unidade.