Alagoas

Nutrição hospitalar contribui para o controle do diabetes e a recuperação dos pacientes do HRPI

Agência Alagoas 26/06/2026
Nutrição hospitalar contribui para o controle do diabetes e a recuperação dos pacientes do HRPI
Cada refeição é elaborada com cuidado e qualidade - Foto: Cláudia Valéria de Oliveira / Ascom HRPI

O Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI) adota o cuidado com o cardápio dos pacientes com diabetes como um tratamento tão importante quanto a medicação. A nutrição equilibrada dentro da unidade funciona de forma estratégica, sendo indispensável para manter a glicose sob controle e garantir uma rotina de recuperação muito mais segura e eficiente, preparado pela equipe do Serviço de Nutrição, que respeita as orientações médicas e nutricionais, garantindo as necessidades de nutrientes sem comprometer o controle glicêmico.

 

Segundo a nutricionista Jandy Gonçalves, que atua no Hospital Regional de Palmeira dos Índios, pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem trazer grandes benefícios para a saúde.

 

"No Dia Nacional da Diabetes, queremos conscientizar a população de que a alimentação saudável é uma grande aliada tanto na prevenção quanto no controle da doença. Quando ela é associada à prática de atividade física e ao acompanhamento profissional, é possível controlar a glicemia, evitar complicações e viver com mais qualidade. Cuidar da alimentação é um gesto de cuidado com a própria vida e um investimento em um futuro com mais saúde e bem-estar", explica a nutricionista.

 

Entre os cuidados adotados estão a redução do açúcar simples, o controle da quantidade de carboidratos, a oferta de frutas com baixo índice glicêmico, verduras, legumes e proteínas magras, além do fracionamento das refeições ao longo do dia. Além de oferecer uma alimentação segura e nutritiva, o período de internação também representa uma oportunidade para orientar pacientes e familiares sobre hábitos alimentares que poderão ser mantidos após a alta hospitalar.

 

Novos hábitos alimentares

 

Para a paciente L.O.L., de 45 anos, a internação também foi uma oportunidade de aprender novos hábitos alimentares. Ela afirma que os cuidados recebidos no hospital mudaram sua forma de enxergar a alimentação.

 

"Com os cuidados que recebo aqui no hospital, aprendi o que é uma alimentação mais saudável. Hoje entendo que comer bem faz toda a diferença. Além de ajudar no controle da diabetes, percebi mudança no meu sono e na qualidade de vida", relata.

 

Para a equipe multiprofissional, o tratamento do diabetes vai além dos medicamentos. Médicos, nutricionistas, enfermeiros e demais profissionais atuam de forma integrada para incentivar mudanças no estilo de vida, contribuindo para a prevenção de complicações como doenças cardiovasculares, problemas renais, alterações na visão e dificuldades de cicatrização.