Alagoas

Alagoas Vigilante debate vigilância das ISTs, Aids e hepatites virais em Maceió

Encontro promovido pela Sesau será realizado na segunda-feira (22) e é voltado a coordenadores da Atenção Primária e da Vigilância Epidemiológica.

Agência Alagoas 15/06/2026
Alagoas Vigilante debate vigilância das ISTs, Aids e hepatites virais em Maceió
Projeto Alagoas Vigilante debaterá ISTs, Aids e hepatites virais em Maceió

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, na próxima segunda-feira (22), mais uma edição do Projeto Alagoas Vigilante. Desta vez, o encontro terá como tema Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids) e Hepatites Virais.

A iniciativa é dirigida a coordenadores da Atenção Primária à Saúde e da Vigilância Epidemiológica. A programação será realizada das 8h às 13h, no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), em Maceió.

O encontro é coordenado pela Assessoria Técnica de Doenças Transmissíveis do Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais e integra as ações de educação permanente ministradas pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa).

Durante a programação, os participantes terão acesso a atualizações sobre o cenário epidemiológico e o panorama das ações externas às ISTs/Aids e hepatites virais em Alagoas. Também serão incluídos temas como as interfaces e o protagonismo da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento das ISTs, a vigilância das hepatites virais, a organização do cuidado e a vigilância do HTLV.

A programação contará ainda com o espaço “Alagoas Vigilante Responde!”, voltado ao esclarecimento das principais dúvidas sobre PrEP e PEP, HIV e sífilis.

Projeto Alagoas Vigilante

O Alagoas Vigilante é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa), por meio da Superintendência de Vigilância e Controle de Doenças. O projeto tem como objetivo qualificar as ações nos municípios, promover atualização técnica, integração institucional e fortalecimento da vigilância em saúde em todo o Estado.

A iniciativa reúne profissionais, gestores e pesquisadores para discutir temas estruturantes da área, como doenças transmissíveis e não transmissíveis, saúde do trabalhador, preparação e resposta a surtos e emergências em saúde pública.

Para se inscrever, os interessados ​​devem preencher o formulário disponível no link: https://doity.com.br/alagoas-vigilante-vigilancia-de-doencas-transmissiveis-istaids-e-hepatites-virais .