Alagoas
Oftalmologista do Hospital Metropolitano de Alagoas alerta para riscos do glaucoma
Doença silenciosa pode levar à cegueira irreversível; diagnóstico precoce e acompanhamento são fundamentais.
O glaucoma é uma doença silenciosa, sem sintomas nas fases iniciais, mas que pode causar danos permanentes à visão. Durante o Maio Verde, mês dedicado à conscientização e combate à doença, a oftalmologista Fernanda Barros, do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, reforça a importância do acompanhamento oftalmológico regular para prevenir a progressão dessa patologia, considerada uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo.
De acordo com Fernanda Barros, o glaucoma provoca lesão no nervo óptico, estrutura responsável por transmitir as informações visuais ao cérebro. O comprometimento da visão ocorre de forma gradual, iniciando pela periferia e, posteriormente, atingindo o centro do campo visual.
“O grande perigo do glaucoma é justamente o fato de agir de forma silenciosa. Muitas pessoas só percebem quando já existe uma perda importante da visão”, alerta a especialista.
A médica ressalta que alguns grupos devem redobrar a atenção, especialmente pessoas com mais de 40 anos, histórico familiar da doença, diabetes, hipertensão arterial, pressão alta nos olhos ou uso indiscriminado de corticóides.
Diagnóstico precoce
Apesar de não ter cura, o glaucoma pode ser controlado quando diagnosticado precocemente. O acompanhamento regular e o tratamento adequado ajudam a impedir a progressão da doença e preservar a visão do paciente.
“Cuidar da visão é cuidar da independência e da qualidade de vida. Não espere a visão piorar para procurar ajuda. A prevenção e os exames oftalmológicos periódicos fazem toda a diferença”, reforça Fernanda Barros.
Mais lidas
-
1GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
2MACEIÓ
Servidores cobram JHC por caso Banco Master e perdas salariais
-
3TÊNIS INTERNACIONAL
Sinner pode quebrar dois recordes históricos se vencer Ruud na final do Masters 1000 de Roma
-
4INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas
-
5CONFLITO FUNDIÁRIO
SSP/AL recebe vereador e representantes de grupo envolvido em disputa de terras em Palmeira dos Índios