Alagoas
Alagoanos têm até sexta-feira para se inscrever no Encceja 2026
Prazo para garantir participação no exame termina em 15 de maio; inscrições são gratuitas e voltadas a jovens e adultos que buscam certificação do ensino fundamental ou médio.
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) alerta a população sobre o encerramento do prazo de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2026, que termina nesta sexta-feira (15). Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site https://enccejanacional.inep.gov.br/encceja.
O Encceja, promovido pelo Governo Federal por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), oferece a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade regular a oportunidade de obter a certificação do ensino fundamental ou médio.
Em Alagoas, a Seduc atua como instituição certificadora, desempenhando papel fundamental no acesso à Educação e na retomada da trajetória escolar de milhares de alagoanos.
Critérios de participação
Para se inscrever, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos para a certificação do ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio, até a data da prova, marcada para 23 de agosto de 2026.
O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões, além de uma redação. Os participantes serão avaliados nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. As provas ocorrerão nos turnos da manhã e da tarde, seguindo o horário de Brasília.
A Seduc destaca ainda a importância da inclusão: participantes com condições específicas, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), surdocegueira e dislexia, podem solicitar atendimento especializado e mecanismos adaptados para a realização das provas.
Para obter o certificado de conclusão, é preciso alcançar, no mínimo, 100 pontos em cada área de conhecimento e nota igual ou superior a cinco na redação.
Em 2025, mais de 12 mil alagoanos participaram do Encceja. Os polos de aplicação em Alagoas ficaram distribuídos nos municípios de Maceió, Arapiraca, Rio Largo, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Porto Calvo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.
Cronograma
Inscrições: até 15 de maio
Solicitação de atendimento especializado e nome social: até 15 de maio
Pagamento de ressarcimento para ausentes em 2025 sem justificativa: até 20 de maio
Aplicação das provas: 23 de agosto de 2026
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
4CURIOSIDADE INTERNACIONAL
Mulher bebe quase uma garrafa inteira de tequila para evitar descarte em aeroporto dos EUA
-
5INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas