Alagoas
Produção de 46 mestres e artesãos alagoanos ganha o mundo a partir desta segunda, na Semana de Design de Milão 2026
Artesanato alagoano é destaque internacional com mais de 100 peças expostas no Fuorisalone, em Milão, reforçando a economia criativa do estado.
A expectativa é grande entre os 46 mestres e artesãos que terão suas obras apresentadas na Semana de Design de Milão 2026, evento que começa nesta segunda-feira (20) e segue até o dia 26, no Fuorisalone, um dos mais importantes circuitos do design contemporâneo mundial.
A participação do segmento em eventos deste porte reforça o compromisso do programa Alagoas Feita à Mão, gerido pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), com a valorização do artesanato e o fortalecimento da economia criativa em Alagoas.
Os artesãos — 26 artistas individuais e 20 bordadeiras da Associação Mimos de Dona Peró — irão expor mais de 100 peças, representando 11 regiões do estado, sob a curadoria de Marco Aurélio Pulchério.
Por trás de cada criação, existe uma história e uma memória afetiva. A artista Nena, de Capela, conhecida por modelar peças em barro, conta que sua inspiração surgiu ainda na infância, durante visitas a parentes no interior de Alagoas. “Minha avó morava no interior e, na casa dela, havia um girassol. Quando comecei a trabalhar com barro, ainda não tinha notado essa influência. Depois, a ideia foi surgindo, porque sempre achei bonito o girassol; então comecei a desenvolver o pé de girassol”, relata a artesã, orgulhosa de ver sua produção ganhando o mundo.
Ela também compartilha, de forma entusiasmada, detalhes do processo de produção que acompanha sua trajetória. “Para fazer uma peça dessas, começo pela base e, para não endurecer, preciso trabalhar uma por uma, enrolando cada parte para não perder a peça. Depois, vem o processo de queima, pois a peça precisa secar antes de ser queimada e adquirir essa cor”, detalha Nena, durante o lançamento da coleção realizado em Maceió, que também será exibida na Itália.

Veroneide Laurentino, também artista de Capela, fez questão de demonstrar seu orgulho ao ver sua arte reconhecida internacionalmente. “Para mim, é uma honra ter uma peça exposta em Milão. São várias as exposições em que estamos participando, com o incentivo do governo do estado. É uma grande realização, como artista, chegar tão longe. Há vários mestres aqui com grande potencial, e o fato de meu trabalho ter sido escolhido já é muito gratificante. Estou muito feliz e realizada”, destaca.
Para a secretária de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Jacqueline Rêgo, a exposição "Alagoas Plural" valoriza o artesanato local e o projeta internacionalmente, refletindo o reconhecimento do trabalho em prol da cultura e da arte do estado.
Os municípios e regiões representados no evento são Capela, União dos Palmares, Pilar, Batalha, Barra de Santo Antônio, Lagoa da Canoa, Campo Alegre, Belo Monte, Pão de Açúcar e os povoados de Ilha do Ferro e Mata da Onça.
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: veja a data limite para pagamento de salários
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: confira a data limite para pagamento dos salários
-
4LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
5PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados