Alagoas

Secti promove workshop de Excel e Google Sheets para alunos de técnico em administração

Bruna Tojal / Ascom Secti 27/02/2026
Secti promove workshop de Excel e Google Sheets para alunos de técnico em administração
Evento reuniu 50 alunos de técnico em administração para oficinas práticas de Sheets e Excel - Foto: Ascom Secti

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) realizou, nessa quinta-feira (26), uma oficina prática de Google Sheets e Excel, voltado a 50 estudantes do curso técnico em Administração do Grau Técnico. A iniciativa teve como objetivo aprimorar as habilidades digitais dos participantes e ampliar o uso de ferramentas tecnológicas aplicadas à gestão e aos processos administrativos.

 

A capacitação foi realizada no Centro de Inovação do Jaraguá e integra o programa OxeTech, por meio da iniciativa OxeTech Itinerante, na qual os instrutores levam cursos gratuitos diretamente às instituições de ensino, ampliando o acesso à formação tecnológica.

 

Durante o encontro, os participantes aprenderam, na prática, sobre automação de planilhas, uso de fórmulas avançadas e organização estratégica de dados, aplicando os conhecimentos ao contexto da tomada de decisão no ambiente corporativo.

 

Para o coordenador pedagógico do Grau Técnico, Ewerton Rodrigues, a experiência dos alunos no workshop irá aprimorar mais ainda suas habilidades no mercado de trabalho.

 

“Eles puderam desenvolver, na prática e com o suporte dos equipamentos disponibilizados pelo OxeTech, competências essenciais da área administrativa, especialmente no uso de ferramentas como Google Sheets e Excel. Esperamos poder retornar em breve. Foi uma experiência enriquecedora e transformadora para os alunos, que puderam compreender, na prática, não apenas o papel do Estado, mas também o próprio papel enquanto futuros técnicos preparados para o mercado de trabalho”, destacou. 

 

Na abertura de boas-vindas, a programação contou com a participação da Superintendente de Desenvolvimento Científico da Secti, Meirejane Remígio, que destacou a importância da utilização do Centro de Inovação do Jaraguá como meio de levar conhecimento para todos.

 

“Quando utilizamos o Centro de Inovação do Jaraguá como espaço de formação, estamos reafirmando nossa missão com a democratização do conhecimento. Este é um ambiente pensado para conectar pessoas, tecnologia e oportunidades. Ver esses estudantes ocupando esse espaço, aprendendo na prática e se preparando para o mercado de trabalho, mostra que estamos no caminho certo: o de transformar vidas por meio da inovação e da educação”, afirmou. 

 

A oficina contou com exercícios práticos utilizando as plataformas do Sheet e Excel, proporcionando uma imersão dinâmica e conectada às demandas do mercado. O aluno do técnico em administração, René Quirino, compartilhou que o workshop fará grande diferença em seu cotidiano como futuro administrador.

 

“Foi uma experiência muito proveitosa e enriquecedora. Trabalhar com a turma também tornou tudo ainda mais interessante. Levo comigo várias dicas e aprendizados que poderão ser aplicados tanto no dia a dia quanto em uma futura oportunidade de trabalho. Poder colocar em prática o que foi ensinado hoje certamente fará diferença. Para mim, foi um momento muito gratificante, uma experiência realmente valiosa e significativa”, afirmou.