Alagoas
Aposentado de Boca da Mata tem vida salva no Hospital do Coração Alagoano
Paciente de 65 anos passa por cirurgia cardíaca de alta complexidade e se recupera bem em Maceió
Ano novo, coração renovado. O aposentado Claudionor Macena, de 65 anos, teve a vida salva após ser submetido a uma cirurgia de revascularização do miocárdio no Hospital do Coração Alagoano, localizado na Cidade Universitária, em Maceió. Ele segue em recuperação na unidade após o procedimento.
Ao sentir fortes dores no peito e intenso cansaço, Claudionor procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. Após avaliação, foi encaminhado ao hospital referência em cardiologia. “Descobri que tinha outros problemas: água no pulmão, anemia e rim parcialmente paralisado. Aqui, tudo isso foi controlado e, em seguida, realizei a cirurgia de ponte de safena”, relata o paciente.
A ponte de safena, ou cirurgia de revascularização miocárdica, é indicada para tratar artérias coronárias bloqueadas. O procedimento utiliza enxertos – geralmente da veia safena da perna ou artérias do peito – para criar um novo caminho para o sangue chegar ao coração.

De acordo com o cirurgião cardiovascular Jesus Saurith, a cirurgia é fundamental para prevenir infartos e melhorar a qualidade de vida. “O senhor Claudionor chegou com um quadro de infarto agudo do miocárdio secundário à doença arterial coronariana, que é a principal causa de mortes no mundo”, explica o médico responsável pelo procedimento.
Após a revascularização, Claudionor segue em recuperação, recebendo os cuidados necessários. “Ganhei um coração novo. Ano novo, coração novo. Os funcionários são todos nota 10! Só tenho a agradecer a todos”, destaca o aposentado de Boca da Mata.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências