Alagoas
Férias escolares: Sesau reforça importância de manter vacinação em dia
Secretaria de Saúde orienta pais e responsáveis sobre atualização da caderneta vacinal durante o recesso escolar para garantir proteção de crianças e adolescentes.
Ruana Padilha / Ascom Sesau
O período de férias escolares é marcado por lazer, descanso e novas experiências. Para que esse momento seja aproveitado com tranquilidade, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta a população dos 102 municípios de Alagoas sobre a importância de manter a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes atualizada.
O calendário de rotina inclui mais de 15 imunizantes essenciais para crianças e adolescentes, como hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, DTP, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV e dTpa.
Segundo a enfermeira Rafaela Siqueira, assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, as unidades de saúde permanecem ofertando as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação durante as férias. “Crianças e adolescentes devem comparecer aos postos acompanhados de um responsável, levando a caderneta de vacinação, documento essencial para a conferência das doses aplicadas e das que ainda precisam ser administradas”, orienta.
Manter a caderneta de vacinação atualizada antes do início do ano letivo é uma das medidas mais eficazes para proteger a saúde dos estudantes e da comunidade escolar. Rafaela Siqueira destaca que a vacinação é fundamental para evitar surtos no retorno às aulas, reduzindo a transmissão de doenças, protegendo quem ainda não pode se vacinar, prevenindo casos graves e garantindo a continuidade das atividades escolares.
“Não esperem o retorno das aulas para buscar a atualização vacinal. O ambiente escolar reúne muitas crianças e adolescentes em contato próximo, o que aumenta o risco de transmissão de doenças. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, maior a proteção da comunidade escolar como um todo”, alerta Rafaela.
Em caso de perda da caderneta de vacinação, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima. “As equipes podem verificar os registros nos sistemas do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Cartão SUS ou CPF, e, se necessário, reaplicar as doses com segurança, montando um novo esquema vacinal conforme a idade”, explica a assessora do PNI/AL.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências