Alagoas
Especialistas da Uncisal orientam sobre saúde emocional com práticas integrativas
Profissionais destacam benefícios de técnicas como auriculoterapia, Reiki e Mindfulness para promover equilíbrio emocional no Janeiro Branco.
Danielle Cândido / Ascom Uncisal
"Cuidar da mente todos os dias é tão essencial quanto cuidar do corpo." A afirmação é de Martha Barbosa, facilitadora do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupics) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), e sintetiza a proposta do Janeiro Branco deste ano: colocar a saúde mental no centro das atenções e incentivar práticas de autocuidado contínuo, promovendo equilíbrio emocional e qualidade de vida.
Como parte da programação do Janeiro Branco, o primeiro episódio da série especial sobre saúde mental, disponível no canal da Uncisal no YouTube, reuniu especialistas em práticas integrativas e complementares (PICs) e saúde emocional.
Martha Barbosa, Janaína Duarte — também facilitadora do Nupics — e o psicólogo Jó Ferreira, egresso do curso de Terapia Ocupacional da Uncisal e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Mindfulness, explicaram como técnicas como auriculoterapia, Reiki, constelação familiar, Jin Shin Jyutsu e escuta sistêmica contribuem para o equilíbrio emocional de servidores, estudantes e profissionais de saúde.
Segundo Martha Barbosa, o impacto das PICs vai além do indivíduo. "Aplicar essas práticas no dia a dia permite melhorar a qualidade de vida e criar ambientes de trabalho e convivência mais saudáveis", enfatiza.
Janaína Duarte complementa: "Ao participar das PICs, aprendi a perceber sinais de estresse e a desenvolver hábitos de autocuidado que fortalecem nossa saúde mental. Isso nos ajuda a lidar melhor com os desafios do dia a dia e a promover equilíbrio emocional no trabalho e na vida pessoal".
O Nupics já realiza atendimentos individuais e coletivos em unidades assistenciais da Uncisal. Na Maternidade Escola Santa Mônica, unidade assistencial da universidade, em apenas duas visitas, o núcleo atendeu 40 servidores distribuídos em nove setores, oferecendo práticas que promovem bem-estar físico, mental e emocional.
Para o psicólogo Jó Ferreira, o acompanhamento terapêutico aliado às PICs é uma estratégia eficaz para prevenção e recuperação da saúde mental. "Essas práticas complementam tratamentos convencionais, ajudam a reduzir sintomas de ansiedade e estresse e promovem equilíbrio emocional de forma contínua", pontua.
 martha jo janaina e perpetua.jpg)
A série de vídeos do canal da Uncisal continuará explorando diferentes aspectos da saúde mental ao longo de janeiro, trazendo convidados e especialistas que discutem estratégias práticas para o bem-estar. Entre os exercícios sugeridos está o cuidado diário com os dedos das mãos, cada um associado a emoções e atitudes específicas, reforçando pequenas práticas de autocuidado que fazem grande diferença no dia a dia.
"Quanto mais nos conhecemos e trabalhamos nossa mente, mais favorecemos nossa saúde integral. As práticas integrativas aumentam nossa disponibilidade de bem-estar, promovendo autocuidado, autoconhecimento e atenção aos sinais do corpo e da mente", conclui Martha Barbosa.
Janaína Duarte reforça: "Essas ferramentas não são apenas terapias, são caminhos para uma vida mais equilibrada e consciente, que podemos aplicar todos os dias".
Os interessados podem acompanhar o conteúdo completo e os próximos episódios da série no canal da Uncisal no YouTube: https://youtu.be/T-FiVOzmkCw?si=8Zq4dDkpAsTUstw5
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências