Alagoas
Ifal anuncia concurso público com 52 vagas para professores
Extrato do edital foi publicado nesta quarta-feira; seleção contemplará 31 áreas de atuação
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) encerra 2025 com uma boa notícia para quem deseja ingressar na carreira de docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Nesta quarta-feira, 31 de dezembro, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o extrato do edital do concurso público que será lançado em 2026, prevendo 52 vagas para professores na instituição.
Este será um dos maiores concursos já realizados pelo Ifal. O reitor Carlos Guedes comemora e destaca que o processo fortalecerá o quadro de servidores, garantindo a manutenção da qualidade do ensino público e gratuito ofertado pelo Ifal.
"Trazemos boas notícias para a comunidade interna e externa do Ifal. Foi publicado o tão aguardado edital do concurso para professor. O ano de 2025 foi marcado por muitas conquistas e essa publicação no último dia, coroa o esforço coletivo da comissão responsável e todos/as os/as servidoras/es envolvidas/os para o fortalecimento da nossa missão institucional", destacou.
A seleção visa consolidar o processo de expansão do Ifal, que hoje atua com 16 campi distribuídos pelo interior de Alagoas. Em novembro, a instituição obteve 82 novos códigos de vagas junto ao Governo Federal, o que viabilizou o início dos trâmites para as contratações.
"Realizamos o processo de remoção interna e já iniciamos a nomeação com o quadro reserva que tínhamos do concurso vigente de 2022. Mas o Ifal demanda outras áreas e, por isso, o novo concurso contempla 31 especialidades distintas, com 52 vagas para provimento imediato a partir da homologação", detalhou a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa.
A diretora de Gestão de Pessoas, Adriana Nogueira, reforça que os trabalhos continuam. "Ficamos muito felizes em ter recebido os códigos de vagas. Vamos fazer novos processos de remoção interna para garantir que a gente consiga inserir novos servidores e servidoras na instituição", anuncia.
Áreas de Atuação
A publicação direciona as vagas para profissionais licenciados ou bacharéis nas seguintes áreas:
- Direito, Administração, Contabilidade, Logística e Segurança do Trabalho;
- Atendimento Educacional Especializado e Libras;
- Biologia, Física, Educação Física, Química, Matemática, Filosofia, Geografia, História e Sociologia;
- Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Inglesa;
- Eletrotécnica, Mecânica, Informática, Sistemas Biomédicos, Hidrologia e Topografia;
- Música (Clarinete, Saxofone, Regência, Trombone);
- Hotelaria e Medicina Veterinária.
Etapas da Seleção
O concurso público para docentes será realizado em três etapas:
- Prova escrita (objetiva e subjetiva) para todas as áreas.
- Prova de desempenho didático (para a maioria das áreas) ou desempenho didático e instrumental (específico para candidatos da área de Música).
- Prova de títulos (para todos os classificados).
Remuneração e benefícios
A remuneração inicial varia conforme o regime de trabalho e a titulação. O vencimento básico é de R$ 3.090,43, mas o valor final aumenta com a Retribuição por Titulação (especialização, mestrado ou doutorado), podendo chegar a R$ 13.288,85. Além disso, a remuneração pode ser acrescida de auxílio-alimentação (para 40h), auxílio-transporte, assistência pré-escolar e auxílio-saúde suplementar.
Confira aqui o extrato do edital publicado no Diário Oficial da União.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela