Alagoas

Semu completa 150 dias, reestrutura serviços e avança nas políticas para mulheres

31/12/2025
Semu completa 150 dias, reestrutura serviços e avança nas políticas para mulheres
Semu consolida diálogo com municípios e escuta direta às mulheres - Foto: Ascom Semu

A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) chegou aos seus primeiros 150 dias de atuação na última quinta-feira (25), consolidando sua missão primordial de proteção e promoção dos direitos das alagoanas em todos os seus recortes. Apesar do curto período de existência, o órgão já estruturou iniciativas de impacto, com foco na melhoria da qualidade de vida da população feminina do estado.


Com o objetivo de alcançar todas as mulheres, a Semu fez o mapeamento de todas as secretarias municipais, equipamentos e demais organismos de políticas para as mulheres existentes em Alagoas. O trabalho facilita o diálogo e promove maior integração entre o Estado e os municípios, possibilitando a criação de ações e políticas conjuntas, com maior capilaridade.

Além da interlocução com as gestoras municipais, a Secretaria da Mulher também instituiu sua Ouvidoria. Com isso, as mulheres passaram a contar com um espaço de escuta direta com a Semu, onde podem apresentar sugestões, elogios, reclamações e realizar denúncias. O canal funciona como um instrumento de retorno sobre os serviços oferecidos à população, com o objetivo de aprimorar continuamente a atuação do órgão.

“Essas iniciativas fortalecem o contato entre a Semu e os municípios e, também, diretamente com as nossas mulheres. Assim, podemos compreender melhor as realidades vividas por elas e atuar para atender às suas demandas e erradicar suas dores”, explicou a secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque.

Organização e capacitação

O primeiro ano de atuação da Semu pode ser resumido em uma palavra-chave: organização. Com empenho e dedicação, foram regularizadas as documentações dos convênios voltados à execução de políticas públicas de gênero.

Com a estruturação administrativa, Alagoas avança para a instalação da primeira Casa da Mulher Brasileira. O equipamento reunirá diversos serviços de atendimento especializado à mulher em situação de violência em um espaço de 6 mil metros quadrados, localizado no bairro Benedito Bentes, em Maceió. Fruto de parceria com o Ministério das Mulheres, a Casa fortalecerá a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar.

A reordenação institucional também conferiu maior protagonismo ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher Jarede Viana (CEAM). Vinculado à Secretaria, o equipamento oferece atendimento jurídico, psicológico e de assistência social a mulheres em situação de violência, de forma especializada e humanizada.

Após a implementação da Semu, o CEAM passou a dispor de um espaço próprio e exclusivo. Além do atendimento direto, o centro desenvolve ações externas de conscientização e contribui para o fortalecimento de outros órgãos e equipamentos municipais e estaduais por meio de formações.

Outro ponto de destaque na atuação da Secretaria da Mulher é a capacitação contínua da equipe, essencial para atender às necessidades da população feminina. Neste ano, os profissionais do órgão participaram de cursos nas áreas de gestão, tecnologia e acessibilidade, como EP, TP, Power BI e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Reorganização no enfrentamento à violência

A abertura ao diálogo, um dos pilares da atuação da Semu, ocorreu de forma simultânea à reorganização das ações de enfrentamento à violência. Entre as metas alcançadas em 2025 está a criação do Fluxograma de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.

O instrumento foi elaborado para orientar gestoras, de forma simples, sobre os procedimentos adequados em cada um dos cinco tipos de violência. Com isso, a rede de enfrentamento passa a operar de maneira organizada, garantindo um atendimento mais ágil e humanizado.

Com o apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres de Alagoas (CEDIM/AL), outro avanço significativo foi a retomada do Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Rurais.

O fórum é um espaço de escuta e interlocução entre o Estado e as mulheres do campo, fundamental para a construção conjunta de ações, medidas e políticas voltadas à proteção e erradicação da violência de gênero. Instituído em 2013, o mecanismo estava completamente desativado e, com a chegada da Semu, caminha para seu pleno funcionamento.

“Estamos trabalhando arduamente desde que chegamos para organizar o enfrentamento à violência de gênero, alinhando ações com os municípios e mantendo diálogo constante com as mulheres que estão na ponta. Com isso, estabelecemos estratégias para salvar mulheres na cidade, no campo e em todos os espaços”, destacou a secretária Marília Albuquerque.

Atendimento

O CEAM Jarede Viana está localizado na Avenida Gustavo Paiva, nº 3298, no bairro Mangabeiras, em Maceió. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O atendimento também pode ser realizado de forma remota, pelo telefone ou WhatsApp (82) 3315-1740, além do e-mail [email protected].

A Secretaria de Estado da Mulher funciona no edifício Norcon Empresarial, sala 814, situado na Avenida Comendador Gustavo Paiva, nº 2789, no bairro Mangabeiras, em Maceió. O contato pode ser feito pelo e-mail [email protected].

Para enviar sugestões ou elogios, registrar reclamações ou realizar denúncias, a população pode acionar a Ouvidoria da Semu pelo WhatsApp (82) 98833-4171.

Daniel de Oliveira / Ascom Semu