Alagoas
2025: Um ano de avanços na Segurança com investimentos recordes em tecnologia e novos marcos sociais
O Governo de Alagoas encerra 2025 consolidando marcos históricos que integram a modernização das corporações à expansão de programas importantes para a segurança da população alagoana. De acordo com relatório da Secretaria de Governança Corporativa, foram investidos aproximadamente o setor contou com um investimento de aproximadamente R$ 45 milhões na área, garantindo avanços que abrangem desde o policiamento preventivo nas comunidades até a ressocialização no sistema prisional.
O grande marco de 2025 foi a entrega de um totem com visão 360°, equipado com botão de emergência para contato 24h com a Polícia Militar, iniciativa que incluiu a entrega de 10 câmeras de monitoramento na cidade de Marechal Deodoro. Mais do que ferramentas de enfrentamento à violência, os equipamentos demonstram eficácia devido aos resultados obtidos em prisões céleres, salvamentos e no pronto atendimento à população. Atualmente, o projeto já contabiliza 11 totens instalados em três cidades (Maceió, Arapiraca e Marechal Deodoro), representando um investimento primordial do governo.
O ano também foi pautado pelo avanço do Ronda no Bairro, que atua em quatro eixos centrais: segurança de proximidade, abordagem social e comunitária, atenção à população em vulnerabilidade e requalificação de espaços degradados. Em 2025, o programa passou por uma reestruturação estratégica para tornar a execução das atividades ainda mais eficaz.

Entre as novas implementações, o programa ganhou uma guarnição bilíngue em Maceió, com foco nos principais pontos turísticos da orla, ação que faz parte do Ronda Tur. Além do suporte na capital, ocorreram expansões que contemplaram a cidade de Rio Largo e a Praia do Francês, em Marechal Deodoro. A meta é que o Ronda no Bairro avance ainda mais, com novas bases previstas para Maragogi e Arapiraca em 2026.
Em agosto, a Patrulha Menino Bernardo foi implantada pelo Governo do Estado, em conjunto com o Judiciário e outros órgãos, como uma proposta pioneira no país, de ampliar a proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência. O projeto, que tem como referência à Lei Federal nº 13.010/2014, é vinculado ao Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) e traz um simbolismo marcante nas viaturas: a cor alaranjada, que faz referência ao Maio Laranja, mês de conscientização sobre prevenção e combate a abusos e à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Outro avanço de grande impacto foi a instituição da política Corações da Paz, sancionada pelo governador Paulo Dantas para reduzir a vulnerabilidade social no estado. A iniciativa aproxima os serviços públicos de áreas carentes por meio de uma articulação entre diversos órgãos e secretarias. Logo em sua primeira edição, no bairro do Trapiche da Barra, a ação atendeu mais de 500 pessoas.
A modernização também contemplou o atendimento emergencial
em situações que envolvem segurança, com o lançamento da plataforma digital 190,
serviço 24h da Polícia Militar de Alagoas. Por meio do site
190.seguranca.al.gov.br, a população pode acionar guarnições em situações de
flagrante. A ferramenta oferece recursos de acessibilidade, incluindo tradução
de textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Transparência, valorização e qualificação da força policial
Em 2025, Alagoas deu um passo importante no que se refere à transparência das
ações policiais, policial com a adesão aos projetos nacionais de Câmeras
Corporais e de Qualificação do Uso da Força. Desenvolvidas em conjunto com o
Ministério da Justiça e Segurança Pública, as parcerias aprimoram as diretrizes
de atuação e garantem proteção tanto para as equipes de segurança quanto para
as comunidades atendidas.
O fortalecimento das instituições passou pela valorização profissional e pela renovação da estrutura operacional, com as nomeações de 50 novos delegados da Polícia Civil e a promoção de 253 policiais militares. Paralelamente, o Estado investiu na aquisição de armamentos modernos, dispositivos de incapacitação neuromuscular, munições não letais e equipamentos de proteção, como escudos, coletes balísticos e capacetes. Além disso, a atualização tecnológica alcançou a PM, a PC e o Proerd com a entrega de novos computadores.
No campo da tecnologia e inteligência, o investimento garantiu ferramentas de alta precisão. A Polícia Científica passou a contar com um microcomparador balístico, enquanto a Polícia Civil recebeu sistemas portáteis de gravação de medidas ativas (RDK 470), além de um drone com visão termal a serviço da Chefia de Inteligência da SSP.
O sistema prisional também registrou avanços significativos com foco na ressocialização. Entre os destaques estão o projeto Livros que Libertam, que contemplou o Presídio do Agreste com a entrega da biblioteca Professor Anphilophio Jayme de Altavila Melo, com um acervo de 2,5 mil exemplares. Na capital, o Núcleo Ressocializador recebeu 154 leitores digitais (Kindles), entregues em parceria com o Tribunal de Justiça (TJAL).
Laís Almeida (Estagiária, sob supervisão)
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela