Alagoas

Confira como será o funcionamento do Hemoal nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro

Hemocentro de Alagoas terá atendimento especial no dia 31 e suspende doações no feriado de Ano Novo

30/12/2025
Confira como será o funcionamento do Hemoal nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro
Hemoal terá funcionamento especial para doações de sangue no fim de ano e Ano Novo. - Foto: Carla Cleto

Josenildo Törres / Ascom Hemoal

Em razão do ponto facultativo de 31 de dezembro de 2025 e do feriado nacional da Confraternização Universal, em 1º de janeiro de 2026, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionará em escala especial para doação de sangue nestes dias. Paralelamente, equipes multidisciplinares estarão de prontidão 24 horas para fornecer sangue e hemocomponentes às maternidades e hospitais da rede estadual pública de saúde.

Alagoanos e turistas que desejarem doar sangue ainda este ano terão a última oportunidade na quarta-feira (31), das 7h às 15h, nas unidades Trapiche e Via Expressa, em Maceió, e na unidade Eldorado, em Arapiraca.

No dia 1º de janeiro (quinta-feira), as doações de sangue estarão suspensas em todos os pontos de coleta do Hemoal, sendo retomadas na sexta-feira (2), a partir das 7h.

"Estaremos funcionando de forma especial no último dia do ano para receber os candidatos à doação de sangue que desejam praticar este gesto nobre e altruísta. Agradecemos desde já a todos que, durante 2025, se voluntariaram para salvar vidas e queremos renovar nossa parceria para 2026, porque a todo momento há pessoas precisando de transfusões", destaca a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

Quem pode doar sangue?

Os interessados em doar sangue devem seguir critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. É necessário estar em boas condições de saúde, portar documento oficial e original com foto, ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar 50 kg ou mais.

Pessoas com histórico de doença de Chagas, Aids, sífilis ou infecção por hepatite após os 11 anos ficam permanentemente impedidas de doar sangue. Menores de 18 anos só podem doar acompanhados de responsável legal, munido de documento oficial e original.

É obrigatório ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem o procedimento. O doador deve comparecer alimentado, evitando alimentos gordurosos.

Quem colocou piercing, fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação deve aguardar um ano para doar sangue. Em casos de gripe, Covid-19 ou Influenza, a doação só é permitida 15 dias após o fim dos sintomas.