Alagoas
Samu Alagoas apresenta novo coordenador geral com experiência em urgência e gestão humanizada
Médico Mac Douglas de Oliveira Lima assume coordenação com foco em integração, valorização das equipes e atendimento ágil.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Alagoas tem um novo coordenador geral: Mac Douglas de Oliveira Lima, médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, que assumiu o cargo nesta semana. Ele traz uma trajetória sólida no atendimento às urgências e emergências, além de experiência em gestão humanizada.
Desde maio de 2020 no Samu, Mac Douglas atuou nas áreas de Regulação Médica, Intervenção e, desde agosto de 2022, no Serviço Aeromédico. Para isso, conta com formação técnica reforçada pelo Curso de Operador de Suporte Médico (COSME) em duas modalidades: asa rotativa e asa fixa.
Natural de Maceió, o novo coordenador acumula experiências em serviços de saúde de São Paulo, Pernambuco e Paraíba, além de sólida vivência militar como 2º Tenente-Médico do Exército Brasileiro. Cursos como o de Operações em Caatinga e atuação em auditorias do serviço militar ampliaram sua visão estratégica e operacional.
Há quatro anos, Mac Douglas também se dedica à Gestão Hospitalar, com passagens pelo setor público e privado. Atualmente, coordena uma unidade de Urgência e Emergência em rede privada e mantém plantões no Samu, em emergências hospitalares e na UTI.
Sua nomeação ocorre em um momento estratégico: com a Central de Regulação Única (CRU) implantada pelo Programa Salva Mais, o Samu Alagoas avança na integração institucional.
“Vivemos um momento jamais visto no Samu”, afirma Mac Douglas. Seu plano de trabalho prioriza o fortalecimento das equipes, a valorização do capital humano e a otimização do tempo-resposta, desde o acionamento do 192 até a chegada da equipe ao local.
“Nosso foco será somar, engajar e capacitar. Queremos reoxigenar a autoestima das equipes e alinhar a cultura institucional com uma gestão pensada no ser humano”, reforça.
Com experiência de campo, gestão e liderança militar, Mac Douglas imprime à coordenação geral um olhar técnico, humano e voltado para o legado coletivo, “em que a vida, acima de tudo, deve ditar o ritmo do serviço”.
“Nosso propósito é que tenhamos uma comunicação integrada com todas as equipes do Samu, para salvar mais vidas”, destacou.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola