Alagoas
“O 7 de setembro é um momento de reflexão sobre os valores da liberdade, da independência e da soberania nacional”, diz PGJ Lean Araújo, durante solenidade

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), representado pelo procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, esteve presente, neste domingo (7), às comemorações do Dia da Independência do Brasil, realizadas na orla do bairro Jaraguá, em Maceió.
O evento contou com a participação, além de Lean Araújo e do chefe da Assessoria Militar do MPAL, maior José Carlos Marinho Fausto, do vice-governador do Estado, Ronaldo Lessa, autoridades civis e militares, além de representantes de diversos órgãos públicos. A solenidade reuniu também a população alagoana para acompanhar o tradicional desfile cívico-militar, que trouxe às ruas tropas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, das Polícias Militar, Civil e Penal, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Científica e demais forças de segurança.
Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça destacou a importância da data para a construção da cidadania e para o fortalecimento das instituições democráticas. “O 7 de setembro é um momento de reflexão sobre os valores da liberdade, da independência e da soberania nacional. É também uma oportunidade de reafirmarmos nosso compromisso com a democracia e com o povo brasileiro, que espera de nós, instituições públicas, a defesa da justiça, da igualdade e do respeito às leis”, afirmou Leandro Araújo.
“E justamente por esta data representar a existência de um país soberano, é importante a presença do Ministério Público, dos poderes constituídos e das organizações integrantes da estrutura do Estado nesta cerimônia em que celebramos os 202 anos da independência do Brasil “, completou ele.
“A celebração do Dia da Independência no Jaraguá simboliza não apenas a lembrança de um marco histórico da nação, mas também o compromisso conjunto entre Estado e sociedade na preservação da ordem, da paz social e da cidadania”, discursou o vice-governador Ronaldo Lessa, após passar em revista às tropas.