Alagoas

Sirene da Braskem emite alarme falso e deixa população em pânico em Maceió

Cinara Corrêa 05/07/2023
Sirene da Braskem emite alarme falso e deixa população em pânico em Maceió

Não bastasse os absurdos cometidos pela Braskem contra a população atingida pelos bairros que afundaram em Maceió, na manhã desta quarta-feira, 05, moradores que residem nas adjacências da empresa, instalada no Pontal da Barra, foram acordados com o som de um alarme da mineradora, que teria sido disparado ‘por engano’. Este alarme serve de aviso para as pessoas saírem imediatamente de suas casas e buscarem um local seguro. No caso de hoje, o sugerido era que todos se dirigissem até a ponte Divaldo Suruagy.

Pelas redes sociais, as pessoas, ainda em pânico sem saber exatamente estava acontecendo, dividiam vídeos e espalhavam informações desencontradas e que propagavam mais correria pelas ruas.


A comunicadora Alyne Sakura, comunicadora popular da Lagoa Mundaú também divulgou um vídeo, mostrando o pânico que tomou conta dos moradores e que pedia a todos que saíssem de duas casas. Segundo ela, a informação foi veiculada por uma emissora de televisão. “O Pontal da Barra é uma bomba relógio. É um erro ter uma fábrica ali e todos sabem”, disse um outro internauta.

Tardiamente, a Braskem emitiu uma nota, informando que “o teste das sirenes de alarme é realizado toda quarta-feira para as comunidades do entorno da Unidade do Pontal da Barra. No teste realizado na manhã de hoje (05), houve uma desconfiguração no teor da mensagem enviada que já foi corrigida. Informamos ainda que já entramos em contato com as comunidades, por meio do Conselho Consultivo Comunitário (CCC) para informá-los do equívoco. A Braskem reforça que mantem constante comunicação com as comunidades e autoridades através de reuniões regulares do Programa APELL (Alerta e Preparação das Comunidades para Emergências Locais).