Alagoas

Higienização correta das mãos evita risco de infecções em até 85%, diz enfermeira do HEA

No Dia Mundial de Higiene das Mãos, unidade hospitalar promoveu ação de conscientização

Tony Medeiros 07/05/2023
Higienização correta das mãos evita risco de infecções em até 85%, diz enfermeira do HEA
No Dia Mundial de Higiene das Mãos, unidade hospitalar promoveu ação de conscientização - Foto: Carla Cleto e Tony Medeiros

No Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado nesta sexta-feira (5), a enfermeira Gleidmar Bezerra, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), faz um alerta importante. Segundo ela, o simples ato de higienizar corretamente as mãos evita o risco de infecções em até 85%.

De acordo com a enfermeira do HEA, a ação de higienizar corretamente as mãos é fundamental em todas as unidades de saúde, seja para os profissionais ou pacientes, mas também deve ser uma atitude adotada diariamente, em nossas casas. É a máxima de que se ouve desde a infância, quando os pais enfatizam que, antes das refeições e depois de usar o banheiro, se faz necessário lavar as mãos para evitar doenças.

A prática, que ficou mais em ênfase durante a pandemia da Covid-19, quando uma das recomendações mais propagadas para não contrair o novo coronavírus foi a de higienizar frequentemente as mãos, seja com água e sabão ou com álcool em gel a 70%. Essa medida, aliás, também se aplica para evitar contrair a Influenza, gripes comuns e resfriados.

“A higienização feita de maneira correta é eficaz e tem entre 80% e 85% de possibilidade de evitar infecções. Para isso, é necessário começar esfregando as palmas, dorso das mãos, unhas, dedos, polegares e punhos. São cinco passos fundamentais para o nosso dia a dia, seja quando estamos em casa ou quando saímos para algum lugar e, principalmente, para os profissionais de saúde que atuam em unidades como o HEA”, frisou Gleidmar Bezerra.


Ação Educativa

E para marcar o Dia Mundial de Higiene das Mãos, a direção do HEA, em parceria com o NSP, promoveu uma ação educativa voltada para servidores, pacientes e acompanhantes. Durante a atividade, houve a distribuição de álcool em gel e demonstrações de como devem ser lavadas corretamente as mãos.

Para isso foram utilizadas tintas específicas para fazer uma espécie de aula sobre como fazer a higienização das mãos, onde foi utilizado um equipamento específico. “A gente chama este equipamento de luz limpa. O profissional espalha esta tinta específica nas mãos, como se estivesse lavando e depois coloca dentro da caixa. A luz interna vai mostrar onde ele não passou a tinta, as falhas na higienização. É um momento de aprendizado”, explicou Gleidmar Bezerra.

Michelle Lima, técnica de enfermagem em formação, também participou da ação. “A demonstração nos faz rever a forma certa de lavar as mãos. Quando faz certo, diminui a possibilidade de infecção e contaminação. Muito boa a iniciativa. Vou lembrar sempre”, declarou.

Ronaldo Ferreira, enfermeiro há nove anos, considerou a atividade uma verdadeira aula de como se cuidar e cuidar dos pacientes. “A gente trabalha todos os dias com pacientes com patologias diversificadas. Mesmo na correria para atendermos os pacientes, temos que fazer todos os procedimentos corretamente, onde o foco principal sempre é a proteção dos pacientes”, disse.

A Campanha


Este ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem trabalhado para a campanha o tema “Acelere a Ação Conjunta: Salve Vidas – Higienize suas Mãos”. A iniciativa é apoiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), e ocorre todos os anos, no dia 5 de maio. Sabe-se que a higiene das mãos é fundamental para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde e que esta prática, de alcance universal, é baseada nas melhores evidências e com impacto comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente, em todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).