Alagoas
Divulgação de ações criminosas são repudiadas na Câmara de Maceió
Uso de câmeras no fardamento da PM também foi criticado

Da grande rede para o parlamento municipal. Imagens de bandidos armados anunciando invasão à conjuntos habitacionais da parte alta de Maceió provocaram indignação de alguns vereadores de Maceió, na sessão ordinária desta terça-feira (2).
Siderlane Mendonça (PL), usou a tribuna para condenar a ação dos bandidos. Ele cobrou providências para que os criminosos sejam identificados e punidos, para que a população volte a ter tranquilidade na região.
“Um grupo de bandidos tá aparecendo com armas de fogo nas redes sociais e amedrontando a parte alta de Maceió, dizendo que vai invadir o Clima Bom, Rosane Collor e outras comunidades. Tá virando modinha bandido dizer que vai invadir escola, bandido dizer que vai invadir comunidades. A gente fica se perguntando até quando será permitida essa exibição de armas de fogo nas redes sociais, sem que nada seja feito. A população, hoje, está presa dentro de casa enquanto os bandidos estão soltos”, afirmou.
Câmeras
Mendonça ainda comentou sobre um tema polêmico, que divide opiniões: o uso de câmeras de vigilância no fardamento dos policiais militares. Para ele, que é cabo da PM, a medida enfraquece a atuação da corporação.
“Estão sugerindo agora que os policiais militares usem câmeras na farda pra, serem preservador. Eu acho que, na verdade, isso preserva os bandidos. Quem assiste imagens de uma câmera de segurança não tem ideia do risco que um PM corre enquanto está em ação e tende a achar que as ações são sempre enérgicas. As câmeras só mostram um lado da ocorrência. Acho que as autoridades deveriam se preocupar em ativar as 19 câmeras de monitoramento instaladas nas principais avenidas do Benedito Bentes, que estão sem funcionar há 10 anos. Essas, sim, contribuem para diminuir a violência e de forma preventiva. Elas inibem ações criminosas, facilitam a vida da PM em todas as ações e protegem a população. Só que infelizmente estão desativadas, desperdiçando um investimento de recursos públicos de mais de um milhão de reais, pago pela população”, disparou.
Ao finalizar o discurso na tribuna da Casa, Siderlane disse que a falta de investimentos em outras áreas essenciais é que provocam complicações na segurança pública. O que poderia ser evitado, segundo ele.
“As ações de segurança pública são o último estágio. Pra combater a criminalidade nós precisamos garantir a criminalidade o que precisamos é garantir que nossas crianças e adolescentes estejam na escola, com acesso à cultura e ao esporte. Quando eles se envolvem com a criminalidade, para sair dela, é bem mais difícil. A Polícia Militar é a ponta final disso. Ou prende, ou acontece o pior. Não podemos mais aceitar as coisas que estão acontecendo. Quem tem um ponto de venda tem de botar grades pra vender seus produtos. Precisamos mudar essa realidade e dar garantir segurança aos nossos cidadãos”, detalhou.
“Eu acho que o policial militar precisa mesmo é de mais apoio, de mais condições de trabalho, pra que esses bandidos que amedrontam a parte alta sejam punidos com as providências cabíveis. O que precisamos é fortalecer as instituições, como a Polícia Militar, a Polícia Civil, para que a segurança pública seja, então, beneficiada e o povo também.
Aparte
O vereador Samyr Malta endossou a fala de Mendonça e reforçou a importância do papel preventivo do poder público, que deve garantir os direitos do cidadão, impedindo que ele ingresse na criminalidade.
“Eu acho que o Estado, antes das pessoas chegarem nesse estado, deveria ter um monitoramento desses jovens. Estão na escola? Não estão? Não dá pra viver e deixar as pessoas ao léo e as pessoas fazerem o que bem quiserem, ao seu bel prazer. Um jovem quando não tá na escola, o que ele está fazendo, pelo amor de Deus? Eu acredito que uma das formas que o Estado tem de diminuir a criminalidade, de não levar esses jovens pra cometer esses delitos, seria o monitoramento dessas pessoas quando passam da infância pra adolescência. Acho que temos de discutir propostas de não levar esses jovens à essa situação”, concluiu.
Mais lidas
-
1POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
2ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+
-
3INTERNACIONAL
Analista político norte-americano é baleado durante evento em universidade nos EUA
-
4DINHEIRO ESQUECIDO
Banco Central ainda tem R$ 10,7 bilhões para serem resgatados no sistema Valores a Receber
-
5JULGAMENTO
Policial civil de Pernambuco é julgado por homicídio e tentativas de assassinato em Maceió